segunda-feira, 28 de maio de 2012

Cultura: está na hora da mudança

por Araciara Macedo
araciara.macedo@gmail.com

Quantas vezes você já ouviu a frase “o povo não muda, isso é cultural”? Com certeza centenas de vezes. Essa é uma frase comum quando se quer dizer que o povo é corrupto, que homem é infiel, que não existe mulher séria, que não existe amizade verdadeira, e por ai vai.

Coitadinha da nossa cultura, para muitas pessoas ela simplesmente significa, “pau que nasce torto, morre torto”. Não é verdade, a cultura está bem além disso, é o nosso jeito de ser e viver. E se você realmente acredita que é cultural que o povo é corruptível, que homem não consegue ser fiel, que mulher não pode ser seria e que não existe amizade verdadeira, então você está cego.

Tudo e todos no mundo é passível de mudança. Um ser humano pode mudar sua maneira de enxergar as pessoas ao seu redor. Mudar seu comportamento e suas ações. Dizer que a cultura significa só isso é não saber o que significa o jeito de ser e viver de um povo. Tudo bem que você nasceu escutando a frase acima, mas podemos mudá-la, mudando nossa maneira de encarar o que achamos errado.

A culturaé fundamental para a compreensão de diversos valores morais e éticos que guiam nosso comportamento social. Entender como estes valores se internalizaram em nós e como eles conduzem nossas emoções e a avaliação do outro, é um grande desafio.
Se analisarmos o conjunto de atividades e modo de agir, costumes e instruções de um povo, o meio pelo qual o homem se adapta às condições de existência transformando a realidade, descobriremos o que é cultura.

Cultura é um processo em permanente evolução, diverso e rico. É o desenvolvimento de um grupo social, uma nação, uma comunidade; fruto do esforço coletivo pelo aprimoramento de valores espirituais e materiais.  É o conjunto de fenômenos materiais e ideológicos que caracterizam um grupo étnico ou uma nação (língua, costumes, rituais, culinária, vestuário, religião, etc), estando em permanente processo de mudança, assimilando e inovando.

A cultura é dinâmica. Como mecanismo adaptativo e cumulativo, a cultura sofre mudanças. Traços se perdem, outros se adicionam, em velocidades distintas nas diferentes sociedades.
A Wikipédia diz que existem dois mecanismos básicos permitem a mudança cultural: a invenção ou introdução de novos conceitos, e a difusão de conceitos a partir de outras culturas. Há também a descoberta, que é um tipo de mudança cultural originado pela revelação de algo desconhecido pela própria sociedade e que ela decide adotar.


A mudança acarreta normalmente em resistência. Visto que os aspectos da vida cultural estão ligados entre si, a alteração mínima de somente um deles pode ocasionar efeitos em todos os outros. Modificações na maneira de produzir podem, por exemplo, interferir na escolha de membros para o governo ou na aplicação de leis. A resistência à mudança representa uma vantagem, no sentido de que somente modificações realmente proveitosas, e que sejam por isso inevitáveis, serão adotadas evitando o esforço da sociedade em adotar, e depois rejeitar um novo conceito.

O 'ambiente' exerce um papel fundamental sobre as mudanças culturais, embora não único: os homens mudam sua maneira de encarar o mundo tanto por contingências ambientais quanto por transformações da consciência social.

Traduzindo, é cultural do povo amapaense saborear o açaí com carne assada, charque e peixe frito. É cultural dançar marabaixo e batuque. É cultural usar uma pulseira indígena, é cultural comer camarão no bafo, é cultural sentar em rodadas de amigos no final da tarde para contar historias que aconteceram durante a semana. Tudo isso faz parte do nosso jeito de viver e ser. Eu, sinceramente, não aceito quando afirmam que o povo não muda nunca, podemos mudar sim e uma forma de fazer isso é analisar o que temos à nossa frente. 


Estamos em um ano eleitoral, vamos eleger vereadores e prefeitos no Estado do Amapá, essa é a hora de iniciarmos um processo de mudanças escolhendo pessoas que são comprometidas com a melhoria da qualidade de vida dos amapaenses, boa idéia né? Então quando estiver em frente da urna para votar, pense bem, estará depositando ali a confiança em uma pessoa que vai lhe representar durante quatro anos.
Até semana que vem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...