sexta-feira, 18 de maio de 2012

Embrapa Amapá: Pesquisadores participam intercâmbio em país africano


por Dalton John

Pesquisador Marcelino Guedes e o baobá,
árvore símbolo do continente e muito utilizada pelos africanos
Os pesquisadores Marcelino Guedes e Ana Euler durante duas semanas percorreram algumas regiões de Burkina Faso, pais localizado no oeste do continente. A viagem fez parte do projeto de cooperação técnica entre a Embrapa e o Centro Regional de Pesquisa Ambiental e Agrícola do país. Segundo Marcelino Guedes, a parceria busca desenvolver quatro atividades: mapeamento participativo dos recursos naturais (produtos florestais não-madeireiros) usados pelas comunidades do Amapá e de Burkina Faso para a alimentação, avaliação do potencial nutricional destes recursos naturais (frutos), propagação vegetativa dos recursos naturais e intercâmbio de políticas públicas para o extrativismo e manejo no contexto da África.

O trabalho realizado por eles se baseou na observação dos costumes locais, estudo da flora e clima local, além de encontro com pesquisadores e cientistas locais. Na questão da flora do país, o destaque ficou para o baobá, planta típica do continente e todo o aproveitamento que a população faz com a espécie. Tanto na indústria alimentícia, quanto na de cosméticos ela é utilizada. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...