sexta-feira, 11 de maio de 2012

Jeitinho brasileiro congestiona atendimento na Casa da Cidadania

por Gabriel Fagundes

Em cumprimento ao calendário eleitoral estabelecido nacionalmente, o último dia para o cadastramento de eleitores no Estado do Amapá foi nesta quarta-feira (09). Em Macapá, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AP) preparou plantões de atendimento nos finais de semana para agilizar o processo de cadastramento. Ainda assim, a maioria da população amapaense deixou para fazer o cadastro no prazo final, o que gerou filas imensas nos postos de atendimento. Segundo informações da Assessoria de Comunicação do TRE, cerca de 4 mil eleitores foram atendidos na terça-feira (08), com uma expectativa para o último dia  de mais de 6 mil, números esses ultrapassados. Na Casa da Cidadania, o atendimento foi feito após horário fixado (18 horas). Como a procura era grande, foram distribuídas senhas para os que se encontravam na fila e todos foram atendidos.

O presidente do TRE, desembargador Raimundo Vales, reuniu com os órgãos da imprensa e apresentou os resultados finais dessa atividade. Segundo ele, os serviços foram oferecidos, além da Casa da Cidadania, nos Superfácil Zona Norte e Superfácil Zona Sul, além de quatro guichês no Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AP).

Sobre este assunto, o desembargador comentou que o eleitorado amapaense se definiu praticamente em 99,9%. “Nós temos informações de quais eleitorados que cresceram e quais diminuíram. Não há aparentemente nenhuma mudança radical que pudesse indicar uma deturpação ou uma fraude.”. Segundo dados disponibilizados pelo desembargador, os eleitorados que mais cresceram foram os do município de Pedra Branca do Amapari, que teve um aumento de 47,18%, e o de Ferreira Gomes, com um crescimento de 28,47%. No município de Pedra Branca, o crescimento é explicado pelo fato de várias pessoas terem migrado em busca de empregos que surgiram com a chegada de uma mineradora. Em Ferreira Gomes, foi a hidrelétrica (que tem o nome do município) construída que chamou trabalhadores.

Os municípios que tiverem o menor crescimento do eleitorado foram os de Laranjal do Jarí, com 2,16%, e Santana, com 3,00%. Em 2012, o número de eleitores do Estado do Amapá cresceu 30,81%: são 48.778 este ano, enquanto que em 2008 éramos 37.289.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...