sexta-feira, 18 de maio de 2012

Natação: Novas promessas, velhos problemas

por Dalton John

As olimpíadas de 2016 estão chegando, e o sonho de ver um atleta amapaense nas piscinas do Rio de Janeiro deve se tornar realidade. Uma safra de grandes nadadores, que mesmo jovens, já representam com maturidade as cores do Amapá nas piscinas de todo país. Mas para se pensar no sonho de amanhã, a realidade do hoje é imprescindível, e para a formação da natação do Estado um local é unanimidade, a piscina Olímpica Capitão Euclides Rodrigues.

Grande revelação da natação amapaense: João Andrade
Os grandes nomes da natação local treinam na única piscina olímpica amapaense, algumas dessas promessas já estamparam a editoria "Atletas de Ponta" (2º Caderno - Página 6), que é destinada a apontar as revelações do esporte amapaense, Joylton Ferreira (Edição 282), Lorrana Mourão e João Gabriel (Edição 293) já participaram, e, nesta semana, outro nadador estará no Tribuna, Everton Messias.     
No momento da construção desta reportagem, encontramos na piscina mais um nadador que já tem uma carreira encaminhada no esporte, João Andrade, de 15 anos. Recentemente o atleta participou do Troféu Leônidas Marques, em São Luís, e trouxe na bagagem quatro medalhas, sendo um ouro (50m peito), duas pratas (100m peito/200m medley) e um bronze (50m costas). 
O atleta conta que, mesmo conquistando medalhas e resultados expressivos, perde, de vez em quando, a motivação para continuar no esporte, devido as constantes paradas na Piscina Olímpica, mas que mesmo assim deseja fazer o seu nome no Estado e que não pensa em sair, mesmo se receber proposta de outro clube. João compete desde os nove anos e é patrocinado pelo Conexão Aquarela. Já conquistou várias medalhas, foi ouro no Campeonato Paraense, bronze no Walter Figueiredo, além de títulos em edições anteriores do Leônidas Marques. 
Silvio Guilhermino também falou sobre João e citou o cuidado que se deve ter com os novos atletas. "Ele é uma promessa, é um diamante que estamos lapidando, e tem um grande futuro, mas se tiver condições. E precisa, no mínimo, da piscina funcionando todo o tempo. É um garoto que vem ganhando desde os nove anos, hoje tem 15, mas temos que respeitar a idade dele, não podemos depositar toda a esperança nele, mas é claro que ele está sendo bem preparado", diz o treinador.

Reformas na Piscina Olímpica
Reformas na piscina olímpica atrasaram os treinos
Por ela já nadaram todos os maiores nomes do nosso desporto aquático, só que problemas recorrentes acabem impedindo a continuação do exemplar trabalho realizado pelo treinador Silvio Guilhermino, que há 28 anos ensina a arte do desporte. São deficiências como a falta de manutenção constante do parque aquático, o que faz a piscina ficar durante algum período parada, impedindo a continuação do trabalho do nadador.
Segundo o treinador, essa interrupção do trabalho acaba retardando a formação de um nadador. "Para se formar um desportista, principalmente na natação, tem que se cumprirem etapas, e cada uma delas devem ser seguidas à risca, caso contrário, o aspirante acaba perdendo todo o período anterior de treinamento" afirma Silvio. A recente mudança na administração da secretaria que é responsável pela piscina, deu uma nova cara ao local, os serviços de limpeza, capina e pintura foram realizados, e os treinamentos estão ininterruptos há três semanas.   
Hoje a piscina atende a um público de 1,2 mil pessoas entre iniciantes, terceira idade e atletas em treinamento. E Sílvio cita os benefícios da natação: "É o esporte mais completo de todos, pois estimula o corpo por completo e, aqui, a nossa prioridade não é formar campeões, já que isso é apenas consequência de um trabalho. Mas o importante mesmo é que estamos formando cidadãos, porque no tempo em que eles estão aqui, ficam um pouco mais longe das drogas e da violência", finaliza. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...