sexta-feira, 18 de maio de 2012

Atleta do Passado - Evandro


Mais um craque que jogou nos bons tempos do futebol amador amapaense

Por Dalton John

Na década de 1970, os grandes jogadores amapaenses nasceram nos campinhos de terra batida da cidade e lá aprimoram sua técnica, esta habilidade demonstrada nos estádios e que até hoje marca a memória dos melhores tempos do futebol do Amapá. Entre esses jogadores, Evandro, o atleta do passado desta semana. Atuou numa época em que quase 100% dos que jogavam por aqui eram do estado.    
Hoje com meio século de vida, Evandro lembra com alegria da época em que jogou em alguns dos grandes clubes do Amapá, e teve passagens até pela Seleção Amapaense. Um capítulo marcante de sua trajetória,  foi o fato de ter começado com 14 anos no Nacional, que era um time da considerada "segunda divisão" do futebol amador amapaense da época.  
"Meu início foi jogando no campo da Praça Veiga Cabral, onde conheci meus amigos, que também fizeram parte da minha geração nos campos. Um tempo depois, minha família se mudou para o bairro do Trem, e a partir daí passei a jogar no campo da Praça Nossa Senhora da Conceição. Onde treinavam os times do Trem e do Ypíranga, além de outras equipes amadoras, e foi onde eu consegui o meu condicionamento físico e também aprendi com os jogadores que ali treinavam.", afirma Evandro. 
O ex-atleta conta que na segundona onde começou a jogar, não havia ascensão de série, ou seja, era uma competição extremamente amadora, e que contavam com equipes como: Nacional, Oratório, Cristal e União. Enquanto a divisão principal contava com Ypiranga, Amapá Clube, Trem, São José, E. C. Macapá, Guarany, entre outros.   
Com 14 anos já era titular do Nacional, e aos 16 anos entrou no juvenil do Trem. Teve passagens pelo Ypiranga, São Raimundo (PA), pelo Remo e jogou no futebol do Vale do Jarí por 12 anos, até ser convocado para jogar na Seleção Amapaense. Integrou a seleção que disputou o interestadual no início da década de 1980. Em um elenco que contava com Severino, Faustino, Murica, Roberto, Zezinho, Vitor e Mário Sérgio. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...