Araciara Macedo
Colaboradora
![]() |
| De volta à ativa, "Amazônia na Veia" é o título do novo CD do Cantor Zé Miguel |
Com mais de trinta anos de carreira, sete Cds solo e dois com o grupo Senzalas, Zé Miguel está finalizando seu novo trabalho. O Cd do artista, “Amazônia na Veia”, deverá ser lançado até agosto deste ano. O ultimo trabalho do cantor, intitulado “Feito em Casa”, lançado em 2010, foi um Cd completamente artesanal que o próprio artista gravou e produziu.
"Eu montei um pequeno estúdio em casa. Um estúdio para registrar meu trabalho. Só depois de gravar algumas músicas, eu e minha produção decidimos por lançar no mercado, porque ficou com uma qualidade razoável", explica Zé Miguel. Depois do lançamento do Cd, o artista partiu para outra área e foi trabalhar sua carreira política.
“Depois que o ‘Feito em casa’ entrou no mercado, resolvi me lançar como candidato a deputado estadual. Fiquei uma longa temporada fazendo campanha e cuidando da minha carreira política. Depois das eleições, assumi a Secretaria de Cultura e a carreira de artista foi sendo esquecida”, ressalta. Para Zé Miguel, agora chegou a hora do artista retornar aos palcos. "Estou retornando aos palcos do Amapá, e o pontapé inicial é o lançamento do “Amazônia na veia”, mas já estou voltando a aceitar os convites para tocar em outros Estados”. O artista esteve recentemente no evento Cantoria Popular, que acontece anualmente em Virgem da Lapa em Minas Gerais, onde fez agenda dupla, "essa é a minha terceira participação. Fui contratado pela Prefeitura de Virgem da Lapa, e o Secretário foi convidado para participar do evento como gestor, acabei fazendo agenda dupla, como artista e como gestor de cultura do Amapá".
Além disso, Zé Miguel está fechando contrato para tocar na virada cultural de Manaus, "vou participar do Virada Cultural em Manaus, estou também fechando show do “Gente da mesma Floresta”, projeto que participo com outros artistas da Amazônia, em Rondônia e no Acre", diz Zé Miguel. Iniciou, também, o projeto da gravação do DVD comemorativo dos seus 50 anos, "farei 50 anos este ano, é uma data importante e eu, sendo o artista que sou, vou comemorar gravando um DVD". A idéia é gravar um DVD com artistas que dividiram o palco com o cantor em shows em Macapá, "eu convidei o Derico Sciotti, Marina Elali, Chico Cezar, Mafalda Minnozzi, Nico Rezende , Hildo e vários outros que dividiram o palco comigo, vamos ajustar as agendas e será um grande espetáculo".
Zé Miguel conta que se dividir entre a carreira de artista e a de gestor da pasta de cultura do Amapá tem sido um grande desafio, "ser o gestor de cultura do Amapá não é fácil, é um desafio, mas tenho tentado fazer um bom trabalho. No início, o artista ficou em segundo plano, agora resolvi retomar a minha carreira, porque estou gestando, mas sou artista".
Outra parte da vida de Zé Miguel que não estava recebendo a devida atenção era o convívio familiar, o que, para o artista, é a sua base de sustentação, "sou casado com a mesma mulher há 29 anos, tenho dois filhos lindos. Minha convivência com eles está sendo reconquistada, porque por um momento deixei de fazer coisas importantes, como acompanhar o desenvolvimento deles na escola ou sair com a minha esposa", destaca.
Na viagem para a participação no Cantoria Popular em, Virgem da Lapa, foi provocado a gravar um Cd em Minas Gerais com a participação de artistas importantes, como é o caso de Saulo Laranjeiras e Paulinho Pedra Azul, "a gravação do Cd em Minas Gerais é importante para a minha carreira, vou ganhar visibilidade no Estado, isso dará um impulso interessante para o meu trabalho", observa.
O novo Cd de Zé Miguel é voltado para a integração de vários artistas da Amazônia, um trabalho que o artista já vem desenvolvendo há algum tempo, "já faz algum tempo que eu, e outros artistas da Amazônia, trabalhamos para interagir entre os Estados, buscando uma melhor abertura de mercado, isso vai permitir que o amapaense, por exemplo, conheça o trabalho de Zeca Preto que é de Roraima, já acontece, mas não como gostaríamos. Esse novo Cd trás artistas de Roraima, Amazonas, Acre, Pará, Rondônia e Tocantins. É um belo Cd que está sendo gravado com o carinho que o nosso público merece", completa Zé Miguel.
Enquanto o trabalho não chega, a produção do artista está preparando uma agenda de shows que devem acontecer antes do lançamento do “Amazônia na Veia”. "Estou louco de saudades e quero voltar logo aos palcos, minha produção já está montando a agenda e logo vamos divulgar onde os shows acontecerão", finaliza o artista.

Nenhum comentário:
Postar um comentário