segunda-feira, 11 de junho de 2012

Atleta do Passado - Jader Souza


Uma estrela da natação

Por Fabiana Figueiredo
O atleta do passado desta edição já foi campeão pan-americano e, hoje, não está mais competindo nas piscinas. Seu nome é Jader José da Silva Souza, de 30 anos, natural de Macapá, e já deixou sua marca da história da natação amapaense.

Aos seis anos, Jader conheceu a natação, logo se encantou com o espetáculo que acontecia nas águas das piscinas, e pediu à sua mãe para matriculá-lo em uma escolinha de natação em sua cidade natal. A partir de então, o jovem passava tanto tempo dentro da água, treinando e competindo, que foi se destacando entre os demais por suas habilidades e dedicação. 

Como eram muitas as dificuldades para participar das competições, e como não havia incentivos em Macapá para continuar no esporte, Jader decidiu, no ano de 2002, largar tudo e ir atrás de seu sonho em Brasília. No novo local, mesmo com um início difícil, Jader conseguiu entrar para a Seleção Brasileira de Natação, e despontando, ganhou vários campeonatos em caráter internacional. Anos depois, mudou-se para São Paulo, e, participando de campeonatos internacionais, contribuiu muito para a história da natação brasileira.

O campeão foi destaque nos Jogos Pan-Americanos de São Domingo em 2003, onde conquistou a medalha de ouro no revezamento 4x100m livre. Ao lado de Gustavo Borges, Rodrigo Castro e Carlos Jayme, Jader participou das Olimpíadas em Atenas, em 2004, onde chegou com a fama de um dos melhores nadadores do Brasil, conquistando o 32º lugar nos 100m livre, o 12º lugar no 4x100m livre, e o 15º lugar no 4x100m medley, com Paulo Machado, Kaio Márcio e Eduardo Fischer. Já foi medalhista na Copa Latina e no Mundial dos Esportes Aquáticos em Barcelona.

Jader lembra que, em 2003, assinou um contrato de patrocínio com o então governador do Estado do Amapá, Waldez Góes, e com a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), logo após passar por dificuldades em São Paulo, para ir às Olimpíadas de Pequim.
O atleta lembra como era a rotina, quando ainda treinava no clube Pinheiros, o time com maior número de títulos brasileiros: "Durante quatro dias na semana, eu acordava às 6 horas, e às 7 horas da manhã, eu já estava na água treinando. Meio dia, eu ia almoçar, e às 16 horas, já retornava para os treinos, e só largava às 20 horas, para voltar à minha casa".

As dificuldades sempre acompanharam a carreira de Jader Souza, assim como em muitas histórias de amapaenses que querem se tornar atletas, ganhar medalhar e terem reconhecimento internacional. Entretanto, ele nunca deixou que essas dificuldades o afastassem da natação que sempre foi sua paixão. "Eu sempre disse a mim: 'Mesmo com todas essas dificuldades, eu continuarei buscando meu objetivo, que é ser mais uma vez atleta olímpico'", afirma Jader.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...