sexta-feira, 1 de junho de 2012

Boas Palavras - Esta Palavra é a vossa vida



“Porque esta palavra não é para vós outros cousa vã; antes, é a vossa vida;” (Dt. 32: 47a). Deus, em Sua maravilhosa graça, havia entregado as Suas palavras ao Seu povo, mediante Moisés. Este líder procurou ensinar os filhos de Israel a respeito do valor das Palavras de Deus, e uma das coisas que ele disse foi justamente o que lemos logo acima. Portanto, medite juntamente comigo a respeito dessa declaração, há muito para ser compreendido e aplicado em minha e na sua vida.

Em primeiro lugar, em que sentido a Palavra de Deus é a “nossa vida”, a vida de Seu povo? Um deles é que, por meio de Sua Palavra, Deus nos concedeu vida espiritual. É por isso que o apóstolo Paulo chama o Evangelho de “a palavra da vida” (Fp. 2:16). Antes de sermos salvos, estávamos “mortos em delitos e pecados” (Ef. 2:1), éramos defuntos espirituais, totalmente alienados de Deus e incapazes de salvar a nós mesmos. Achávamos que estava tudo bem, sem percebermos que caminhávamos a passos largos para a condenação eterna, ao desprezar o grande Deus. Porém, houve um dia em que ouvimos a Palavra de Cristo e ela penetrou no nosso coração, concedendo-nos entendimento. Mediante o Evangelho, o Espírito Santo convenceu-nos de nossos pecados e necessidade, levando-nos ao arrependimento e à fé em Jesus Cristo. Não foi assim? Hoje podemos dizer: “Ele nos deu vida, estando nós mortos em delitos e pecados” (Ef. 2:1), e foi mediante a Palavra de Deus que tal milagre aconteceu.

Outro sentido em que a Palavra de Deus é a “nossa vida” é que a nossa existência deve ser totalmente governada por esta Palavra. São os ensinamentos das Escrituras que devem pautar a nossa fé, comportamento, pontos de vista. Acreditamos em todas as declarações de Deus, e rejeitamos qualquer pensamento que as contrarie. Agimos do modo como o Livro Santo nos ensina, cumprindo as suas ordens e não praticando o que ele proíbe. Enxergamos o mundo e construímos a nossa vida de acordo com aquilo que está escrito na Bíblia. Ou seja, esta Palavra não é uma palavra qualquer, mas é a nossa vida, está em nosso coração e absolutamente tudo o que fazemos é pautado por ela. Toda a nossa segurança e esperança se encontra nela, nosso consolo e força provém inteiramente daquilo que sai da boca do Senhor.

Assim, nós devemos encarar a Palavra de Deus como a nossa vida, como algo tão essencial e importante como o ar que respiramos e o alimento que comemos. Será que temos feito isso? Temos dado o devido valor às Escrituras? Temos dedicado tempo à leitura bíblica, ou será que somos por demais ocupados para isso? Meditamos “dia e noite na lei do Senhor” ou achamos que temos coisas mais interessantes a fazer? E quando lemos a Bíblia, o fazemos com prazer e alegria ou como uma atividade enfadonha e cansativa? Damos crédito a tudo o que ela diz ou achamos que a nossa opinião e a de outras pessoas é melhor? Entendemos a urgente necessidade de conhecermos a Deus e a Sua Palavra? Medite nessas palavras e busquem assim como faço do que eu digo a minha luta diária.

Caso você ainda não seja convertido, arrependa-se e busque ao Senhor, busque uma igreja que ande de acordo com os princípios bíblicos e apegue-se à Palavra de Deus. Quando você tiver tudo isso, aí sim você poderá dizer “sim, sou feliz!”.

“A lei do Senhor é perfeita e restaura a alma; o testemunho do Senhor é fiel e dá sabedoria aos símplices. Os preceitos do Senhor são retos e alegram o coração; o mandamento do Senhor é puro e ilumina os olhos. O temor do Senhor é límpido e permanece para sempre; os juízos do Senhor são verdadeiros e todos igualmente, justos. São mais desejáveis do que ouro, mais do que muito ouro depurado; e são mais doces do que o mel e o destilar dos favos. Além disso, por eles se admoesta o teu servo; em os guardar, há grande recompensa.” (Sl 19:7-10)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...