quinta-feira, 7 de junho de 2012

Confiança no Amapá: Impressões sobre o Território

Por Reinaldo Coelho



No dia 1º de Junho começaram as comemorações referentes ao centenário de Janary Gentil Nunes, primeiro governador do Amapá. Uma das primeiras atividades deste festejo foi uma mini palestra sobre o período janarista, ministrada pela doutoranda em História pela UNB, professora e membro da Comissão do Centenário Janary Nunes, Maura Leal da Silva.

A doutoranda e pesquisadora sobre o período Janarista fez uma breve explanação do livro “Confiança no Amapá - Impressões sobre o Território”, de autoria de Janary Nunes, relançado no Palácio do Setentrião.
A obra, lançada pela primeira vez em 1962, reúne diversos artigos de jornalistas e políticos que passaram pelo Território do Amapá naquela época, com textos que expressavam o desejo do homem público e político em continuar trabalhando em prol do povo amapaense, buscando relatar a trajetória política enquanto deputado federal do Amapá.


----------------------------------------------------------------------------------------------


Este é primeiro volume de uma trilogia em quadrinhos sobre a vida do Papa João Paulo II.

 Com uma introdução feita por Dom Fernando Figueiredo, Bispo da Diocese de Santo Amaro em São Paulo, este belo livro traça o percurso da vida de Karol Wojtyla, de sua infância na Polônia até sua eleição ao Papado em 1978. Nascido num período de grandes eventos no mundo, ele vivencia a invasão de sua querida Polônia, primeiro pela Alemanha Nazista e depois pela União Soviética Comunista. 

Aluno brilhante, esportista e entusiasta do teatro, ele decide ser padre durante a Segunda Guerra Mundial. Sempre amigo dos jovens, ele vira um jovem bispo aos 38 anos, um jovem Cardeal aos 47 e, finalmente, um jovem Papa aos 58! 

O próximo volume desta trilogia tratará de seu pontificado. Já o volume final abordará sobre sua morte e a vida e eleição de seu sucessor - Bento XVI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...