sexta-feira, 29 de junho de 2012

Meio Ambiente: Exemplo de conservação ambiental da cidade


Por Fabiana Figueiredo


Em cenário nacional, a Conferência das Nações Unidas sobre desenvolvimento sustentável (UNCSD), a Rio + 20, está tentando validar propostas que possam recuperar a natureza mundial já devastada e preservar a que corre riscos de se extinguirem com a modernização. De qualquer forma, não é necessário que esperemos as propostas serem decididas, mas já podemos fazer pequenas atividades que conservem o ambiente do nosso meio.

Temos um exemplo de preservação na cidade de Macapá, um cidadão exemplar, católico e devoto da padroeira do seu bairro, que leva o nome da santa, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Ele ainda faz essas ações benéficas, pois acredita que podemos mudar a realidade de nosso país e de nosso Estado começando, apenas, a partir das ruas de nossas casas. Vestindo um blusão velho, calça desbotada, um par de botas galocha - aquelas de plástico - e luvas, ele muda um pouco do cenário do seu bairro e dos bairros Cidade Nova I e II.

Todo sábado já é de se esperar que tenha mutirão de limpeza pela própria população nesses bairros os quais fizeram uma parceria com o cidadão exemplar, que não se esquece de cuidar do espaço público.

Seu nome é Antônio de Deus Nunes dos Santos, mais conhecido como o Vereador Antônio Grilo. Isso mesmo, Vereador da Cidade de Macapá, eleito pelo povo, exorbitadamente por grande parte da população do bairro Perpétuo Socorro. Antes de tudo, ele é um cidadão, que está preocupado com o futuro do local onde mora e com as gerações futuras. 

Ele conta: "As coisas não andavam, o bairro era muito sujo e tínhamos uma dificuldade enorme de viabilizar limpezas nos bairros. Como fui eleito com o intuito de ajudar a comunidade, em setembro de 2006 resolvi fazer um mutirão, convidei uns amigos, meus assessores e o presidente do bairro do perpétuo socorro, Jorge Pacheco, para iniciarmos uma limpeza aqui perto da minha casa."

Mesmo com as dificuldades, alguns instrumentos novos foram comprados, como 10 pás, 10 vassouras grandes, 10 enxadas e mais uns carrinhos de mão. "Alguns diziam que eu era doido, porque isso era trabalho da prefeitura. Outros me apoiavam, dizendo que era a primeira vez que viam alguém trabalhando assim pela comunidade. Isso foi me encorajando", lembra o vereador orgulhoso da ação que faz. "Já é uma questão de honra fazer esse mutirão."

Antônio Grilo fez parceria com os presidentes de bairros do Perpétuo Socorro e Cidade Nova I, onde fazem os mutirões alternadamente nos sábados. Jorge Pacheco, presidente do bairro Perpétuo Socorro, afirma que os mutirões já são uma necessidade da comunidade. "Fazemos a limpeza, conscientizamos a população através de panfletos. Pode chover, ventar, fazer sol e, todo sábado, nós estamos na rua fazendo esse tipo de ação, que é fazer a limpeza do bairro", diz Jorge.

Edinaldo Guedes, presidente do bairro Cidade Nova I, parabeniza o vereador pela iniciativa e concorda que a comunidade acolhe muito bem os ajudantes. "É um trabalho feito dentro das vias, onde a gente tira todo e qualquer lixo que tiver, recolhe e capina. Têm pessoas que ajudam nos serviços, outros que fazem a feijoada. Esse trabalho do Vereador Grilo tem ajudado bastante a comunidade", ele afirma.

"Eu me sinto muito realizado com esse trabalho e toda a comunidade sabe disso. Eles chegam oito horas, tomam café da manhã comigo e vamos trabalhar sem hora para acabar. No verão, nós até pintamos o meio fio e os postes", conta o vereador Grilo, lembrando da importância do mutirão. "Eu faço isso exatamente para mostrar que eles são tão importantes como qualquer outro cidadão. Que eles têm papel fundamental na preservação ambiental, porque se todos fizermos um pouquinho, a cidade melhora.  Nós temos a responsabilidade de limpar pelo menos a frente de nossa casa, se fosse assim, nossa cidade não seria suja. Por isso, nós podemos, sim, contribuir com a nossa cidade."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...