sábado, 30 de junho de 2012

Deu bode no Ciosp do Renascer I

Local destinado a construção de uma unidade policial, hoje os únicos presos do local são os animais criados pelos moradores das proximidades


por Dalton John                                                                                 

Rua Socialismo, bairro Renascer I, na Zona Norte da cidade, um dos mais violentos de Macapá é o local onde se abrigam os simpáticos animais, que lá são alimentados pelos donos. Os bodes aproveitam a estrutura que já foi construída no Governo passado, e nos fins de tarde são vistos no segundo andar observando o pôr-do-sol. Tudo muito bem, se lá fosse um recanto de caprinos na área urbana de Macapá, mas ainda não é, oficialmente. Os animais estão alojados no local que foi destinado a construção de um Centro Integrado de Operações Policiais (Ciosp), há mais de 10 anos, mas foi abandonado e ainda não foi aproveitado pela atual gestão.

A nossa reportagem procurou alguns órgãos que seriam responsáveis pelo local, mas não obtivemos uma resposta concreta, tanto da Secretaria de Infraestrutura (SEINF), do Instituto de Mapeamento e Ordenamento Territorial (IMAP) e do dono dos bodes. Não nos confirmaram se realmente vai ser construída uma unidade policial, que só viria a contribuir para a segurança pública da Zona Norte, já que os Centros do Pacoval, Novo Horizonte e Congós estão sempre movimentados de cidadãos que estão à margem da lei.   
 
Sem Segurança
Enquanto moradores do Bairro Renascer convivem diariamente com roubos, assaltos, estupros e todo tipo de violência, um prédio onde deveria estar funcionado o Centro Integrado de Operações Policiais (Ciosp) ou também o Centro de Polícia Interativa, encontra-se abandonado pelo Governo do Estado, dentro do bairro, desde o final de 2003, e se torna refúgio de marginais e consumidores de drogas, que na verdade eram para estar realmente lá, só que com o prédio construído e não inacabado.

Os animais naquele local podem tanto ser para a criação, com o intuito de obter os insumos que os caprinos oferecem, quanto de chamar a atenção das autoridades para o local, já que no populacho a expressão “ficar de bode” expressa a raiva ou revolta de alguém. Nesse caso pode ser a revolta da comunidade inteira do bairro, já que uma área considerável de poder público não é aproveitada, com tantos conjuntos e tantas escolas sendo construídas o bairro está esquecido.

Existe a necessidade de uma Creche e de um Posto Médico, assim como de um órgão policial, podendo ser da Policia Civil quanto da Militar, pois o Renascer e Pantanal são locais recuados, ficando isolado e tem dificuldade de acessar rapidamente os órgãos públicos. Isso vem deixando cada vez mais a população “de bode”.


     






   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...