sexta-feira, 15 de junho de 2012

Antenados - SiSU 2012.2 já está confirmado

O processo seletivo do segundo semestre de 2012 para unidades de ensino superior federais através do SiSU (Sistema de Seleção Unificada) já está confirmado. O prazo para inscrições começa no dia 18 de junho, terça-feira, e vai até 22 do mesmo mês.  Como explica a cartilha do próprio Mec, o SiSU é "a oportunidade de se candidatar a mais de 30 mil vagas em instituições públicas".

Para se inscrever em uma dessas universidades, assim como no início do ano, é necessário que o aluno tenha realizado o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) no ano passado, tendo nota maior que zero na redação. Somente a nota do Exame de 2011 possibilita a tentativa de ingresso em uma das instituições agregadas no site do SiSU.

Para este segundo semestre, é notável a quantidade de vagas ofertadas - bastante superior aos índices do ano passado. Por exemplo, a UFC (Universidade Federal do Ceará), contida no banco de dados do SiSU, disponibiliza 46 cursos, somando mais de 300 vagas. A UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), que este ano aboliu de vez seu próprio vestibular e adotou somente o Enem como mecanismo de seleção, por sua vez, disponibiliza 76 cursos, somando mais de mil vagas.

Como explicar tais gordas cifras? Bondade do Sistema? Não. Na verdade, especula-se que o número considerável de opções disponíveis para o segundo semestre é devido ao Enem de 2012 que, originalmente, teria duas edições - uma no meio do ano e outra no final. No entanto, com todos os escândalos em torno do Exame, motivados pela falta de vigilância e confiabilidade na execução do mesmo (vide Colégio Christus no Ceará e o vazamento das provas no ano passado), a edição extra do Exame para este ano foi cancelada.

Mesmo assim, anteriormente, as universidades já tinham dividido suas vagas entre os dois semestres, consequentemente, a outra metade está disponível agora no SiSU, com a diferença de que, como não houve outra prova do Enem, o candidato concorre com a mesma nota do ano passado, a qual também foi usada como meio de ingresso no primeiro semestre de 2012.

A inscrição no SISU deverá ser feita exclusivamente via internet, no site oficial (sisu.mec.gov.br), do dia 18 até o dia 22 de junho, como já dito. Será praticamente uma semana, durante a qual o candidato deve estar atento, sobretudo às notas de corte, que podem aumentar conforme o número de inscritos. Se a nota de um aluno for menor que a nota de corte (sendo esta segunda baseada na própria nota do último candidato que entraria no curso em questão), dificilmente o indivíduo abaixo dela será admitido na primeira chamada. Logo, é necessário manter as opções dentro de suas possibilidades, para que não haja frustração caso as outras chamadas se mostrem também concorridas.

Os candidatos que precisarem recuperar a senha do Enem devem acessar o site oficial do Exame Nacional do Ensino Médio. Vale ressaltar também que aqueles que participaram de outras etapas anteriores e foram selecionados, também podem concorrer nesta edição. Isto igualmente é permitido para candidatos que já estão matriculados em instituições de ensino, mas, caso seja admitido nesta nova edição, o estudante não poderá ocupar duas vagas nas instituições federais de forma simultânea. Ele perde a vaga no curso anterior no momento em que se matricular em outro.

As notas de corte do SiSU e a classificação parcial serão divulgadas a partir do segundo dia de inscrições. O resultado da primeira chamada do 2º semestre será no dia 25 de junho. Confira o cronograma completo e as vagas disponíveis no mesmo site onde fará sua inscrição (sisu.mec.gov.br).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...