segunda-feira, 16 de julho de 2012

Ciclovias ligarão Zona Norte a Sul de Macapá


Por Reinaldo Coelho







Crescem prédios, as ruas se enchem de carros, faltam locais para estacionamentos e o pedestre vai perdendo espaço. E o ciclista? Onde ele entra? Qual o espaço dele nesta zona urbana da capital amapaense?

Procurando preencher este vácuo no trânsito da cidade, a Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac) começa a fazer a instalação de um cinturão de ciclovias que vai ligar a zona norte a zona sul de capital, nesta segunda-feira (16). O trabalho vai começar pela Rua Hamilton Silva para aproveitar o asfalto novo que foi colocado na via.

Para que o tráfego de veículos não fique engessado, a CTMac vai retirar o estacionamento do lado direito da rua para instalar uma via exclusiva para que os ciclistas possam ir e vir com segurança no sentido norte/sul e sul/norte. 

Em entrevista ao Tribuna Amapaense, o diretor-presidente da CTMac, Carlos Sergio Monteiro, explicou que este serviço passou por diversas etapas para a implantação das faixas de ciclovias. "O serviço começa na Rua Hamilton Silva, porém se estenderá à outras vias que vão compor este cinturão de ciclofaixas, ligaando zona sul e zona norte e dando mais segurança aos nossos ciclistas", frisou o presidente.

Trajeto
 A ciclofaixa começa na Rua Claudomiro de Moraes, seguindo pela Avenida Pedro Lazarino, Rua Hamilton Silva, Avenida Antônio Coelho de Carvalho, Rua Cândido Mendes, Avenida Beira Rio até a Rodovia Jucelino Kubistcheck, no sentido sul. Já no sentido norte, o trajeto será o mesmo até a Rua Hamilton Silva, dobrando na Avenida José Tubinambá, passando pela Rua José Serafim e Avenida São Paulo até a ponte Sérgio Arruda.

O presidente Carlos Sérgio argumentou que a equipe de educação da empresa municipal já iniciou campanha educativa no sentido de orientar e informar os moradores e condutores das mudanças que se começam nesta segunda-feira (16).

O diretor de trânsito da CTMac, Jair Coelho, reforçou informando que a partir de segunda-feira não será mais permitido estacionar do lado direito da Rua Hamilton Silva “porque esse espaço será destinado à uma ciclovia, um grande anseio dos macapaenses que usam bicicletas, tanto como meio de transporte quanto para a prática de esportes" enfatiza Jair.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...