segunda-feira, 23 de julho de 2012

Cultura - Dicas para diversão no final das férias


por Fabiana Figueredo

Mesmo aproximando-se do final das férias, nos vários cantos da cidade, acontecem diferentes programações proporcionando diversão para toda família amapaense. Acompanhem algumas dessas programações culturais que esperam por vocês. O Museu Sacaca, desde o início do mês de Julho, traz à público várias atividades durante todos os dias da semana. Entre música, livros, poemas, oficinas, filmes, teatro e planetário, a população participa e garante que vale a pena conferir. A programação de verão do Museu inicia às quartas-feiras e vai até o domingo. 

Iniciando a programação semanal, apresenta-se o Cine Museu I'ã, trazendo diversos filmes, desde os mais antigos de 1902 até os mais modernos curtas-metragens. Neste mês, especialmente, estão sendo exibidos filmes franceses. Nesta quarta-feira (25), os filmes exibidos serão "Parigot" (2003), de Alex Digoir e "Irreversível" (2002), de Gaspar Noé, a partir das 19 horas, no auditório Waldomiro Gomes, sessão gratuita. 

Todas as quintas-feiras acontece o Fim de Tarde no Museu, um projeto realizado pelo próprio Museu Sacaca e que é um sucesso. Reunindo cantores locais e poetas, o Fim de Tarde apresentará, nesta quinta (27), o grupo Perfil do Samba e Poetas Azuis, com o recital "Ensaios Poéticos", sempre das 19h às 22h, na Praça de Alimentação.

Outras atrações que estão fazendo sucesso são as oficinas proporcionadas: de Trança Afro e de Papagaio. Na sexta-feira (27), acontecerá a Oficina de Trança Afro, também na praça de Alimentação, a partir das 19 horas. Já no sábado (28), será a vez da Oficina de Papagaio, onde crianças e adultos aprendem a construir uma pipa, além de receber um trabalho educativo sobre os riscos de empinar a famosa "rabiola" em locais inadequados e da utilização do cerol; das 16 às 18 horas, na Praça das Etnias.

Programação da semana do Museu Sacaca
(Clique na imagem para ampliá-la)
O Planetário Móvel Mayawaka também será ofertado ao público, principalmente aos interessados em estudo dos astros. Hoje (21), na Maloca Multiuso do Sacaca, das 15 às 17h.
No domingo (29), encerrando a programação de verão do Museu Sacaca, haverá o Castanha Vauvulada. Apresentando as bandas amapaenses de rock autoral e independente, Velho Johnny, Beatle Jorge e Stereovitrola. Na Praça das Etnias, a partir das 16h.

Saindo do Museu Sacaca, outra opção ainda na capital é o teatro. Na última quinta-feira (19), iniciou a turnê de apresentações do espetáculo "Miolo da Estória", texto original da Santa Ignorância Cia. de Artes (Maranhão). A peça faz parte de um projeto desta companhia maranhense, que, em parceria com produtores locais (No caso de Macapá, o Grupo Eureca), realiza três apresentações do espetáculo, duas oficinas teatrais e o lançamento de um livro de dramaturgia ("Entre o Chão e o Tablado: a Invenção de um Dramaturgo", de Lauande Aires). 

O "Miolo da Estória" terá sua última apresentação hoje (21), no Bairro do Araxá no espaço da Cia Cangapé, às 20 horas, entrada gratuita. E finalizando, o workshop "O Ator Brincante Nos Passos Do Boi", das 9 às 12 horas, inscrições gratuitas pelo site www.miolodafloresta.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...