Você já imaginou ficar 07 anos, 30 dias e 06 horas longe de uma das pessoas que mais ama no mundo? Difícil? Garanto, por experiência própria, que é quase impossível. A única forma de suportar a dor é a certeza de que não se pode lutar contra a morte. Em 18 de julho, foi o dia em que meu filhotinho estaria fazendo 28 anos, por coincidência também é o dia em que ele está completando 07 anos e um mês de partida, triste né? Na realidade terrível, é uma dor insuperável. A certeza de não poder mais tê-lo em meus braços estilhaçou meu coração em tantos pedaços que eu ainda hoje continuo catando para tentar reestrutura-lo de novo.
A partida do Marco fez com que eu e meu esposo iniciássemos uma batalha para tentar mudar a realidade do trânsito no Amapá. Lembro que uma semana depois da morte dele fizemos uma caminhada pedindo pela paz no trânsito, mas andar pelas ruas distribuindo rosas brancas tentando dividir a nossa dor não era o suficiente, acreditava, como acredito até hoje, que alguma coisa precisa ser feita para mudar a realidade caótica que vivemos no trânsito amapaense. Em 2005, ano em que ele se foi, fui recebida pela primeira dama Marília Goes, em uma certa época de nossas vidas fomos muito ligadas e ela conheceu o Kayke quando tinha 07 anos, viu ele crescer e dividiu a dor comigo, choramos abraçadas e lembramos momentos que passamos juntos, pedi a ela que enfrentasse a luta comigo, que viesse para a linha de frente.
Waldez Goes também me recebeu e perguntou com lagrimas nos olhos o que poderia fazer para aliviar a nossa dor, eu e Miguel pedimos a duplicação da Rodovia Duca Serra, não podíamos mais salvar a vida de nosso filho, mas poderíamos evitar a morte de outros jovens. Ele nos prometeu que iria fazer isso em nome do Kayke. Nem Marília e nem Waldez cumpriram a promessa. Sinceramente não tenho vontade de saber porque as promessas não foram cumpridas, certamente houveram motivos para que isso acontecesse, saber quais foram esses motivos não vai trazer as vidas que se perderam de volta.
O atual governo está revitalizando e sinalizando a Duca Serra, semáforos estão sendo colocados em frente ao CEAP, a FAMA, no cruzamento do Goiabal com o Marabaixo I e na entrada do Marabaixo II. Esses são locais onde acontecem acidentes com frequência. O cruzamento do Marabaixo I com o Goiabal foi onde o Kayke foi atropelado. As mudanças implantadas na rodovia trouxeram um pouco de paz para a minha família, mas a nossa guerra ainda não acabou, estou iniciando uma nova batalha na minha guerra pessoal contra esse trânsito louco que mata e mutila nossos filhos. Vou começar a mostrar a cara de quem não respeita as leis de trânsito.
Todos nós podemos fazer isso, a tecnologia permite que qualquer pessoa tenha no celular câmera fotográfica e filmadora, são armas poderosas que podemos utilizar para mostrar os loucos do trânsito amapaense. Fotografe, filme, de cara a quem provoca dor nas famílias.
No ultimo final de semana o Hospital de Emergências registrou 101 acidentes de trânsito, pessoas perderam a vida, famílias foram desfeitas. Se nos unirmos para mostrar quem não respeita as leis de trânsito poderemos, não acabar, mas diminuir o numero de acidentes.
Vamos nos unir, você pode fotografar ou filmar um motorista imprudente, um motorista bêbado, um motorista que não se detém na faixa de pedestres. Tenho certeza que quando começarmos a mostrar quem são os loucos no trânsito as coisas comecem a mudar. Só não esqueça de fotografar a placa do carro e pegar pelo menos duas testemunhas do que acabou de acontecer, isso será importante caso deseje iniciar um processo judicial. Então? Vamos nos unir?
Até semana que vem!
Nenhum comentário:
Postar um comentário