Se alguém falasse para Emerson Barbosa que ele seria professor e que publicaria um livro quando chegou a Macapá aos dez anos ele com certeza duvidaria. Emerson Barbosa ousou sonhar e tornar realidade seus sonhos. Filho de agricultores do município de Itaubal do Piririm, não teve uma infância fácil aos dez anos não lia e nem escrevia, mas isso não o intimidou para estudar, aprendeu a ler e escrever com 13 anos e depois não parou mais.
Emerson Barbosa, autor do livro Sociologia Fácil |
Emerson é educador há 16 anos e ingressou no serviço público em 2009, atualmente realiza suas atividades na Escola Estadual Antônio Castro Monteiro. Como sempre teve dificuldade com a disciplina de sociologia, decidiu que iria publicar um livro para facilitar o entendimento dos alunos, pois percebeu que suas dificuldades, quando criança, não eram diferentes das que seus alunos tinham.
"A ideia surgiu no ensino médio, quando estudava no antigo Ieta, onde hoje é a Universidade do Estado do Amapá (Ueap). Foi ali que pela primeira vez tive contato com a sociologia e não foi fácil para mim, pois eu não conseguia compreender, mas ao mesmo tempo essa ciência me fez pensar o porquê de não conseguir compreendê-la. Foi quando coloquei na cabeça que um dia iria estudar sociologia", disse o professor Emerson Barbosa.
Em 1999, fez o vestibular da Universidade Federal do Amapá (Unifap) para sociologia. Na academia, o então estudante passou a olhar a sociedade com outros olhos, mas não foi fácil, pois se tratava de uma ciência, na qual teve muita dificuldade de compreender quando era mais novo.
"O mais legal de tudo isso foi que eu peguei toda dificuldade que tinha e transformei em desafio. Como já era professor na rede privada, percebi que as mesmas dificuldades que eu tinha eram as dos alunos de ensino médio. Então, em cima disso, me veio a ideia de fazer um livro de sociologia", enfatizou o docente.
No dia de sua formatura, ao pegar o diploma de graduação, Emerson olhou para o seu pai e disse que iria utilizar as ciências sociais para ajudar as pessoas. Como ouvia muitos de seus alunos dizendo que a sociologia era difícil, foi então que surgiu o tema do livro "Sociologia Fácil".
"Em 2006 iniciei a estruturar o que eu queria fazer, foram sete anos pensando no tema e trabalhando diretamente com os alunos, e vendo que as dificuldades permaneciam. Meu livro é todo baseado nos Parâmetros Curriculares Nacionais, dentro do que o Ministério da Educação (MEC) estabelece para sociologia, e em cima disso unifiquei os assuntos e fiz o livro", relatou Emerson.
O livro
A obra é considerada pelo autor um guia de estudo sociológico destinado aos estudantes que cursam o ensino médio e se preparam para o vestibular e o Enem. O livro possui 150 páginas e ainda apresenta mais de 300 assertivas, exercícios que estão entre as questões mais cobradas em vestibulares anteriores, dicas de estudo, frases de motivação e conteúdos sociológicos sobre Feudalismo, Renascimento e outros. O livro ainda se tonou leitura obrigatória para o vestibular 2013 da Unifap, e é a primeira vez que uma obra de um escritor do Norte se torna leitura obrigatória.
Nenhum comentário:
Postar um comentário