segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Atletas de Ponta: Andréia Bomtar Gonçalves e Diene dos Santos Monteiro - Promessas da Academia Nelson dos Anjos


por Gabriel Fagundes

A mais conhecida academia de boxe do Estado do Amapá, que recebe o nome do maior boxeador paraense de nascimento e amapaense de coração, Nelson dos Anjos, tem agora duas grandes promessas a subirem ao ringue competitivo na categoria feminina: Andréia Bomtar, de 27 anos com corpo de 20, e Diene dos Santos, de 18 anos, que na sua feminidade e beleza juvenil engana pela fragilidade aparente, ela é boa nos golpes e pode colocar em nocaute os atrevidos.  

Andréia Bomtar
Andreia e Diene ladeando seu Mestre
e treinador Nelson dos Anjos
Andréia é dona de casa, já praticou diversas modalidades de artes marciais como Capoeira e Muay Thai, e treina Boxe há quatro meses. Sobre o porquê de estar praticando o boxe agora, a lutadora comentou que sempre gostou de esportes radicais que tenham bastante contato físico e que sejam agressivos. "O Boxe ajuda a manter meu corpo em forma, além de que eu levo jeito para modalidades fortes, inclusive meus amigos e familiares me dizem isso", comenta. 

Andréia, antigamente, era praticante apenas por lazer, mas, depois de muito treinar, chegava a hora de assumir responsabilidades, tais como se tornar uma atleta competitiva. Sua primeira experiência será a participação no Campeonato Brasileiro de Boxe Feminino. "Eu cheguei a ter medo e vontade de desistir, mas hoje tenho consciência da responsabilidade e estou disposta a assumi-la, pretendo representar bem o Amapá", afirmou Andréia.

Diene dos Santos
Diene já concluiu o ensino médio e atualmente está fazendo cursinho pré-vestibular. Diferentemente de Andréia, Diene treina boxe na academia de Nelson dos Anjos há sete anos, começou quando tinha 11 anos de idade. A atleta também participará do Campeonato Brasileiro e tem grandes expectativas para o evento. "Eu treino muito para poder representar bem o meu Estado", comenta. Diene contou que começou a treinar boxe por curiosidade, e com o tempo percebeu que levava jeito para o esporte. Ela afirma: “muitas pessoas me incentivaram a praticar, inclusive o seu Nelson, e a partir de então eu me interessei e hoje estou aqui".

Andreia e Diene  se encaram no ringue,
treinando pro Campeonato
A jovem Diene, tal como a companheira de ringue Andréia, são provas concretas de que é possível praticar boxe - ou qualquer outro esporte visto como exclusivo para homens - sem perder a delicadeza e a feminilidade. "Tem gente que quando eu falo que treino boxe não acredita, por que eu sou delicada e continuo com uma postura feminina", disse Diene com as têmporas coradas.

Campeonatos de boxe no Brasil
Este ano ocorrerão dois campeonatos do esporte praticado por Andréia e Dione, dos quais ambas participarão: 10º Campeonato Brasileiro de Boxe Olímpico Feminino e o 4º Campeonato Brasileiro de Boxe Olímpico Juvenil.

Os eventos, que são organizados pela Confederação Brasileira de Boxe (CBB), ocorrerão em outubro deste ano, entre os dias 14 e 22,  no Estado do Tocantins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...