segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Boas Palavras - A preciosidade das Bem-aventuranças!


Olá, leitores! Decidido entre eu e a Kamila, esta semana farei a apresentação de um estudo diferente a vocês. Escolhemos um tema para trabalhar durante algumas semanas, o qual será: "As Bem-aventuranças" (Mateus 5: 1-12). Deterei-me a expor o texto, caso vocês não estejam com suas Bíblias em mãos, diz assim: "Jesus, pois, vendo as multidões, subiu ao monte; e, tendo se assentado, aproximaram-se os seus discípulos, e ele se pôs a ensiná-los, dizendo: Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus. Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados. Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra. Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça porque serão fartos. Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia. Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus. Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus. Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus. Bem-aventurados sois, quando, por minha causa, vos injuriarem, vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vós. Regozijai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; pois assim perseguiram aos profetas que viveram antes de vós."

Cada palavra do Senhor Jesus deveria ser reputada como preciosa pelos que se dizem crentes. Há tantos tesouros nesses versos! Gostaríamos de saber que tipo de pessoa deveria ser o crente? Gostaríamos de saber que caráter cristão deveria ser o nosso alvo? Gostaríamos de saber qual a conduta e os hábitos mentais que deveríamos cultivar como seguidores de Jesus Cristo? Nesse caso, leiamos com frequência o Sermão da Montanha. 

Acredito que não precisamos pesquisar muito a fundo para saber que uma das buscas mais essenciais, a qual o homem incessantemente procura, é da felicidade. Muitos pensam que para a conquista desta, basta ter aquisições de bens; "jogos na loteria"; avanço na profissão; poder; fama, etc. Entretanto, você pode até possuir tudo isso (e muito mais), mas ser completamente infeliz, insatisfeito e sempre sentir aquele vazio no coração... Um vazio que nenhum dinheiro sequer pode preencher. 

Aos nossos dias, palavra "feliz" parece já estar bem desgastada, penso que por ter um sentido superficial, remetendo quando "tudo vai bem" ou boas circunstâncias. Mas ser feliz vai muito mais além, e é por este motivo que nos versos aqui tratados usa-se "Bem-aventurado seja...", em outras palavras, vivendo de uma forma agradável aos olhos de Deus, consequentemente, ficaremos felizes independente das circunstâncias. Quem disse que obediência é sinônimo de infelicidade? O ser bem-aventurado é ter um profundo contentamento e satisfação.

Para muitos a lista das bem-aventuranças é algo estranho, pois como os que são pobres são felizes? Ou os que choram? Há também aqueles que a interpretam como dados não bíblicos, apenas um "guia social". Entretanto, lembrem que estas características são voltadas às qualidades espirituais, e buscando-as, elas serão refletidas em nossas atitudes, no falar, no pensar. Cristo estará em nós! Que desafio diário! 

Portanto, adaptarmos a felicidade com o fato de estarmos em "boas circunstâncias" é a prova de que não conhecemos a genuína felicidade.  Meditemos constantemente sobre as sentenças de Cristo, e submetamo-nos à prova de acordo com elas. Aqueles que são abençoados pelo nosso Sumo Sacerdote são verdadeiramente benditos. A partir da próxima semana cada bem-aventurança será comentada, aguardem e acompanhem-nos! "Fizeste-nos para Ti, e o nosso coração está inquieto enquanto não encontrar em Ti descanso." (Agostinho)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...