segunda-feira, 13 de agosto de 2012

De frente com o Câncer - Câncer de mama


Os seios femininos estão constituídos, em sua maior parte, por tecido gorduroso e tecido conectivo. As mamas possuem seções chamadas lobos, onde é produzido o leite materno. Os lobos são formados por uma rede de tubos finos ou dutos que são os encarregados de conduzir o leite até uma área mais escura da pele no meio da mama, a aréola. Ao juntar-se, formam dutos maiores que terminam no mamilo, lugar onde o leite se torna disponível para o bebê.

Os seios da mulher raramente têm o mesmo formato, sendo o seu tamanho definido devido à quantidade de gordura presente na mama. O tecido muscular encontra-se debaixo do tecido mamário, separando as mamas das costelas. Junto com o ligamento de Cooper os músculos são os encarregados de suportar todo o peso da mama.

O oxigênio e os nutrientes são levados até as mamas pelo sangue que circula pelo corpo, por meio de uma rede de vasos sanguíneos e capilares. O tecido mamário se estende além da axila. As axilas contêm uma coleção de linfonodos (gânglios linfáticos), que fazem parte do sistema linfático, sistema responsável pelo combate às infecções do organismo.

Sintomas
O câncer de mama, em fase inicial, geralmente não causa dor. Porém, à medida que o câncer cresce, ele pode causar algumas alterações. Geralmente o primeiro sinal do câncer de mama é um pequeno nódulo no seio. O nódulo é geralmente indolor e pode crescer lenta ou rapidamente.

Fique atenta e procure o seu médico diante de qualquer um destes sinais apresentados a seguir. Eles podem ou não significar a presença de um câncer, porém, nada substitui a avaliação médica.

Fique de olho e Cuide-se!
Aparecimento de um nódulo ou de um espessamento da mama ou próximo a ela ou ainda na região da axila.

Alteração no tamanho ou na forma da mama.

Alteração no aspecto da mama, auréola ou mamilo.

Saída de secreção pelo mamilo, sensibilidade mamilar ou inversão do mamilo para dentro da mama.

Enrugamento ou endurecimento da mama (a pele da mama adquire um aspecto de casca de laranja).

Sensações diferentes: calor, inchaço, rubor, escamação.

A maior parte dos nódulos não são câncer. Comumente são cistos com fluidos no tecido do seio que aumentam e diminuem com o ciclo menstrual.

Para descobrir se tem ou não um câncer de mama, você deverá fazer o auto exame mensal; exame médico pelo menos uma vez ao ano; exames ginecológicos anuais e uma mamografia antes de chegar aos 40 anos de idade, preferencialmente entre os 35 e 39 anos. Depois dos 40 anos, deverá fazer a mamografia a cada 1 ou 2 anos, de acordo com o programa recomendado pelo seu médico. A partir dos 50 anos, você deve fazer uma mamografia a cada ano. É muito importante seguir as indicações de seu médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...