Folclore e Cultura do Amapá ganham espaço
Por Fabiana Figueiredo
Na tarde da última quarta-feira (22), ocorreu o evento de inauguração e apresentação da sala destinada à Associação Amapaense de Folclore e Cultura Popular (AAFCP), na Biblioteca Pública Elcy Lacerda. A sala serve como a abertura de uma variedade do acervo cultural amapaense, fruto de estudos científicos e de campo, com cerca de cinco anos.
A cerimônia de apresentação contou com a participação de Josefa Pereira Laú, pessoa que deu nome à sala; de toda sua família e amigos; de representantes do poder público; da Presidente da AAFCP, Decleuma Lobato; da gerente da biblioteca pública; além da população amapaense.
Ao lado de Fernando Canto e Tia Luci, Josefa Laú entoava um cântico tradicional |
A sala reservada à AAFCP recebe um nome, assim como as galerias e outras salas da Biblioteca Pública. A pessoa homenageada é Josefa Pereira Laú, que nas palavras de Augusto Oliveira, diretor-presidente do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (IEPA), é história viva do Amapá e que "é tão bom homenagear alguém em vida".
Dona Josefa nasceu em Mazagão Velho, março de 1928, teve a infância cercada da cultura mazaganense, e, por isso, é bastante envolvida nas atividades culturais do Estado. É cantadeira, rezadeira, parteira, dançarina, contadora de histórias, escritora, realizadora do baile da terceira idade no dia 26 de Julho em Mazagão Velho, entre outras funções; portanto, está presente nos arquivos audiovisuais feitos nas comunidades pela Associação. Ela foi indicada, reconhecida e premiada como Mestra de Cultura Popular do Amapá, pelo Ministério da Cultura.
No hall, o grupo tradicional de marabaixo de Mazagão Velho e parentes de Josefa Laú encantam o público presente na inauguração com a dança amapaense |
A Associação foi criada em 2007, com o objetivo de realizar e incentivar os estudos, pesquisas e a divulgação das culturas populares ocorridas no Amapá. É composta por pesquisadores que ajudam na divulgação das culturas populares, além de ser vinculada à Comissão Nacional de Folclore e às demais Comissões Estaduais, entidade sem fins lucrativos. No acervo, possui obras bibliográficas, relatórios e laboratório de pesquisas, mais de 30 horas de filmagem, mais de 10 mil arquivos fotográficos e outros materiais produzidos nos projetos realizados no Amapá e em outros Estados brasileiros.
Possui também dois projetos ativos: o "Inventário de Folias Religiosas do Amapá", que acompanha, faz um estudo e documenta as festas que preservam as folias religiosas; e a "Memória Viva", que promove a coleta de registros de depoimentos e entrevistas realizados com mestres do Amapá.
Músicos, cantores, compositores, intérpretes e grupos musicais de todo o Estado do Amapá estão aptos a se inscreverem no evento, aceitando as propostas contidas no regulamento e apresentando suas músicas de própria autoria, livre tendência musical, inclusive instrumental. A ficha de inscrição vem anexada ao regulamento que está no site do SESC (www.sescamapa.com.br).
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Inscrições para o SESCanta terminam dia 31
“Bora cantar, sumano!”
O Serviço Social do Comércio do Amapá promove a 9ª edição do projeto SESCanta Amapá no mês de Outubro, para isso, as inscrições foram abertas no dia 1 de agosto, e terminam nesta sexta-feira (31).
Este ano, assim como no ano passado, o SESCanta vem com uma nova roupagem. O método utilizado é de Mostra de Músicas, e não mais como um Festival, premiando os 1º, 2º e 3º lugares.
![]() |
Participantes do SESCanta Amapá 2011, mostrando, orgulhosos, seus prêmios |
Os critérios principais são: devem concorrer três (03) músicas, em formato MP3, de autoria do candidato, sendo no mínimo uma música original e inédita; dez (10) cópias das letras de cada música, digitadas e cifradas, com título e pseudônimo; no caso de música instrumental, apresentar partitura; além de entregar a declaração de autenticação da letra.
Pela falta de projetos de incentivo à música popular amapaense, que difunda e estimule a produção local, e com o objetivo de “promover, estimular e difundir as músicas e intérpretes locais, incentivando novos compositores e obras musicais”, assim confirma Aline Pacheco da organização do evento, o SESCanta pretende fazer uma grande Mostra cultural, promovendo ainda mais os compositores e intérpretes amapaenses. Assim como aconteceu com Brenda Melo, que interpretou a canção Coração Benedito, dos compositores João Gomes e Enrico Di Miceli, no Femucic - Mostra de Música Cidade Canção -, em Maringá/PR.
A seleção das músicas acontecerá nos dias 2 e 3 de setembro, divulgação no dia 11 do mesmo mês, finalizando na Mostra de músicas, nos dias 4 e 5 de outubro.
As premiações são: o incentivo cultural de R$1500 reais, além de ganhar troféu, certificado e participar da gravação do CD do SESCanta 2012. Cada um ganha, também, a tiragem de 50 exemplares. Os 12 selecionados também participarão da programação do Projeto Botequim no ano de 2013.
Qualquer dúvida entre no site do SESC/Amapá, ou vá até a instituição, na Casa de Cultura, a qual fica localizada na Rua Jovino Dinoá, 4311, Beirol. Telefone: (96) 3241-4440/ 3241-4979, ramal 257.
Nenhum comentário:
Postar um comentário