segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Cultura Viva - Sofrimento antecipado


A maioria de nós vive constantemente em estado de alerta, com todos os sinais de alarme ligados, provocando um mal estar generalizado em nós mesmo e nos privando daquela sensação de paz e bem estar no momento presente. Uma sensação crônica que nos mantêm em estado de stress. Uma forma de medo tão desesperadora que pode paralisar nossos planos de vida, o que, por sua vez, aumenta a ansiedade. 

Deixando de lado os termos rebuscados e trocando em miúdos me responda, você já sofreu por antecipação por conta da ansiedade? Sofrer por antecipação é terrível porque você não consegue definir ao certo a causa do seu sofrimento. Eu passei por isso e sei bem do que estou falando, passei duas horas de um sofrimento tão grande por um momento acreditei que não aguentaria, por isso resolvi dividir com vocês a minha experiência. 

Durante o ano de 2011 vivemos um período completamente negro na nossa família, minha irmã caçula foi diagnosticada com câncer no útero e nós acompanhamos o tratamento e o sofrimento dela até dezembro de 2011 quando ela, finalmente, recebeu carta branca do medico para voltar para Macapá.

Márcia, a minha maninha, chegou em Macapá e passou os meses de janeiro e fevereiro com tranquilidade. Quando começou a se aproximar a data do retorno para ser reavaliada ela iniciou uma bateria de exames que devem ser apresentados na primeira consulta de reavaliação. Todas as vezes que ela ia receber um resultado de exame meu coração parava de bater até escutar a voz dela no telefone dizendo que estava tudo bem. Durante um dos exames o medico encontrou uma massa no intestino que precisava de uma avaliação minuciosa, depois de um exame mais detalhado o médico resolveu que uma biopsia precisava ser realizada no material retirado durante o exame. 

Fiquei em estado de alerta, Deus, pensei comigo, será que nosso sofrimento seria reiniciado? Não parei para pensar em sofrer porque ela precisava da minha força e do meu otimismo, mas o medo faia parte do meu dia e, vez ou outra, acendia uma luz na minha cabeça. 

O resultado da biopsia seria entregue no dia 30, ficamos de ir buscar o resultado juntas, no entanto ela acabou não indo ao laboratório porque não teve tempo. No dia 31 fomos juntas e o resultado não estava pronto. Ao ser questionada a atendente respondeu que o exame teria que ser refeito porque o resultado não era conclusivo. 

Vi minha irmã com o rosto desesperado, tudo estava caminhando para um resultado que não esperávamos. Tentamos não falar no assunto, mas nosso dia tinha sido destruído. Pela manhã, no dia primeiro de agosto, ela chegou em casa e disse que eu deveria buscar o resultado que estava pronto. Foi exatamente neste momento que minha ansiedade deu inicio a um sofrimento desesperador. 

Minha irmã foi muito clara, "pegue o resultado e não abra, traga que eu mesma quero ver". No fundo ela sabia que eu iria ler o resultado primeiro. Passamos alguns minutos conversando e eu sai de casa para trabalhar. 

Levei 30 minutos fazendo um trajeto que eu, geralmente, faço em 10 minutos, parei na frente da clinica por mais 15 minutos criando coragem para entrar, acho que se não tivesse parado de fumar teria fumado um maço inteiro de cigarros. 

Do momento em que a Marcinha falou comigo até o momento em que eu criei coragem para ler o resultado foram duas horas de sofrimento, chorei, implorei a Deus que não existissem células malignas no organismo dela, fiz promessa e quando li que estava tudo bem, que a massa é uma leve inflamação meu coração demorou um pouco para voltar ao ritmo normal.

Depois de agradecer a Deus e falar com minha irmã a minha ansiedade diminuiu e eu entendi o termo "sofrimento antecipado", minhas lagrimas, meu medo, minha ansiedade, nada do que senti teria mudado o resultado do exame, então resolvi sentar aqui e dividir com vocês o que passei. Sofrer por antecipação, ou por não saber ao certo a causa do sofrimento, não vale a pena, o correto mesmo é encarar o problema de frente para buscar a solução com maior rapidez. Até semana que vem!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...