Futebol e outras disputas
Para você como qualquer outro leitor, comprou este jornal por causa da capa, notou um detalhe: "50 anos de Copa do Mundo Marcílio Dias". Esta competição que é ambientada em torno da Praça Nossa Senhora da Conceição e que é instrumento de união entre os moradores do bairro do Trem. Entre tantos personagens e histórias destacamos os dois principais, Manga e Biroba.
"O Manga" ganhou destaque também no Artigo do Gato, onde o superintendente deste semanário, que também foi um craque de bola, relata a sua relação com um dos nomes da Copa Marcílio Dias. O outro personagem é o folclórico Biroba, das narrações inesquecíveis na cabine de madeira da praça.
A competição que inicia nesse final de semana se estende até dezembro, reunindo 153 seleções, um exemplo de organização e logística. Contrariando o que ocorre na Copa, na Federação Amapaense de Futebol, nada está decidido em relação ao Amapazão 2012. Uma disputa que ultrapassou há muito tempo as quatro linhas.
Quem perde com isso não é o Santos, o Oratório e muito menos a Federação. É o futebol amapaense, que carecendo de investimentos, bons estádios e craques, está sendo impedido de realizar o ato mais simples: a bola rolar. É notável a tentativa do Santos em adiar a data da partida da decisão do segundo turno, assim como o Oratório de alegar que passaria pouco mais de um mês para jogar em função do peixe estar na Série D do Campeonato Brasileiro. A decisão está no Tribunal de Justiça Desportiva, que decidirá o futuro dentro das leis.
Leis; são o que diferem o certo do errado, em uma linguagem que se faz entender desde o mais necessitado mentalmente até o doutor. Um ponto importante nas leis é o Código Penal. Em 18 de outubro de 2011 o presidente do Senado Federal, José Sarney, instalou uma comissão de juristas encarregada de elaborar a minuta do projeto de lei que reformará o atual Código Penal Brasileiro. Segundo documento feito pelo Senado, o atual Código Penal revela um notável grau de atraso e falta de sintonia com as exigências contemporâneas de segurança e proteção da população.
Retornando ao futebol, além da editoria Atletas do Passado, outra também se dedica ao esporte. O pioneiro desta semana não fica atrás em questão de ter deixado algum feito na história do Estado do Amapá. Seu nome é Leorivaldo Raimundo de Moura Furtado, entretanto, ele é mais conhecido como Léo Furtado, um grande cidadão, jogador de futebol, professor de matemática e funcionário da Justiça Federal. Léo defendeu as cores do Esporte Clube Macapá, onde foi Tricampeão Amapaense. Também competiu pelo Paysandu e Remo; por lá, ainda tornou-se profissional, e jogou pelo Sport Club Belém e Sporting Club do Pará.
O Estado do Amapá estará nas Olimpíadas Escolares 2012, que acontecerá no período de 5 a 16 de setembro, em Poços de Caldas-MG. Uma das modalidades que está ativa na preparação de seus atletas competidores é o Badminton. O presidente da Federação de Badminton do Amapá (FEBAP), Professor Aldir Dantas é técnico dos atletas de ponta Gabriel Maués e Lukas Sitta, que estarão disputando na categoria de 12-14 anos.
Um editorial que mais parece de revista esportiva, mas não, é apenas um semanário preocupado com o desporto local, de ontem e de hoje. E assim como nasceram para esta função, que mais Atletas de Ponta e Atletas do Passado estampem as páginas do Tribuna Amapaense.
Nenhum comentário:
Postar um comentário