segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Ciência. Educação e Tecnologia: Amapá terá sua primeira feira


Por Reinaldo Coelho


Certamente um dos propósitos fundamentais das Feiras de Ciências é oferecer aos alunos do ensino fundamental, médio e técnico uma oportunidade para que estes desenvolvam habilidades decorrentes de duas dimensões básicas do conhecimento: a teoria e a experimentação.

Uma das mais destacadas feiras de ciências é a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) que este ano estará em sua 9ª edição, tem como tema "Sustentabilidade, Economia Verde e Erradicação da Pobreza", e que acontecerá no Pavilhão do Parque da Cidade, em Brasília (DF).  O evento, organizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), será realizado em todo o país entre os dias 15 e 21 de Outubro, de forma simultânea. 

Um dos objetivos da SNCT 2012 será discutir em escolas, universidades, comunidades e locais públicos os diversos aspectos envolvidos no estabelecimento de uma economia verde, bem como os desafios da sustentabilidade nas suas dimensões ambiental, econômica e social. As pesquisas científicas e tecnológicas, os intercâmbios científicos e o uso generalizado dos dados e resultados científicos são fatores essenciais para enfrentar estes desafios, tendo em vista os limites naturais do Planeta e a necessidade de estruturas sócio-econômicas renovadas. Por outro lado, uma educação de qualidade é um elemento indispensável para possibilitar uma formação cidadã adequada para o desenvolvimento sustentável.

Feira Estadual
Nesse sentido, uma parceria entre as Secretarias Estaduais de Educação (Seed) e de Ciência e Tecnologia (Setec) com o Instituto Federal do Amapá (Ifap) deu finalidade a realização da I Feira Estadual de Ciência, Tecnologia e Educação: Ciência em todo lugar (FECTE). 

A FECTE, que participará da 9ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, começou a trabalhar os preparativos da etapa estadual. Lançou no final de agosto o Edital e as inscrições de trabalhos científicos que devem ser feitos pelo professor orientador dos grupos de alunos, as quais foram encerradas no último dia 21. Dos trabalhos científicos desenvolvidos pelos alunos, 36 serão selecionados para serem apresentados na Feira. 

Com o tema gerador "Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza", a FECTE tem como finalidade a promoção, o estímulo e a socialização de conhecimentos científicos através de práticas pedagógicas e no cotidiano dos alunos dos níveis de ensino já mencionados. 

Outro desdobramento que o evento busca, trata-se de dar visibilidade para projetos de iniciação científica que vêm sendo desenvolvidos pelas instituições de ensino do Estado.
Para estar aptos a serem inscritos na feira, os trabalhos devem seguir alguns critérios conforme podemos observar abaixo:

- Ter sido realizado por grupos de, no máximo, quatro alunos;

- Todos os alunos participantes do trabalho devem estar regularmente matriculados em instituição de Ensino Fundamental, Ensino Médio ou Ensino Profissionalizante de Nível Técnico no Estado;

- Os trabalhos devem ter sido orientados por um professor vinculado a escola na qual os autores do trabalho estudam;

O processo de seleção da FECTE acontecerá em duas etapas: a primeira selecionará, no máximo, 36 trabalhos científicos que passarão para a segunda etapa de avaliação, que consiste em defesa presencial do trabalho perante uma comissão avaliadora.

Premiação
Os trabalhos vencedores em cada uma das três categorias de ensino contempladas pela FECTE receberão quatro Bolsas de Iniciação Científica Junior, concedidas pelo Ifap, através de convênio com o Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq). Os grupos vencedores receberão ainda Tablets e o Prêmio Jovem Sustentável Inovador. As premiações buscam estimular de maneira permanente a iniciação científica nas instituições de ensino do Estado e evidenciar que a "ciência pode ser praticada em qualquer lugar", como enfatiza o tema dessa primeira edição do evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...