segunda-feira, 24 de setembro de 2012

De Tudo Um Pouco - Esqueceram De Mim, Eleitor.

Dedicado ao meu Irmão Jorge Tavares, MM.


Sempre que possível dou uma chegada à casa do Jorge para colocar em dia os assuntos cotidianamente veiculados na cidade ou nos noticiários nacional e internacional. Jorge é um estudioso das realidades amapaense. Bacharelou em História, na UNIAP e a seguir fez duas pós graduação e ainda quer fazer mestrado e doutorado.Tenho certeza que conseguirá realizar esses objetivos, pois continua sendo um  estudante incompleto, como diz. Tempo atrás confidenciou-me que fora eu o culpado de tanta busca de conhecimento, cultura, pesquisa, monografias, porque certo dia, levando a vida mansamente, disse-lhe : Jorge, porque você não faz o vestibular da UNIFAP e cursa História? Talvez tenha dito isso mesmo, pois nossa convivência outrora mais amiúde, na cidade, na oficina de refrigeração, na Ordem e no sítio, levaram-me a conhecer seu potencial intelectual, sua ansiedade por novos conhecimentos. Foi em frente e conseguiu. Está conseguindo e continuará a conseguir amealhar conhecimentos, os mais diversos.

Jorge tem passado por graves e grandes provações física, familiar e profissional. Não quero falar disso, pois ele não me permitiria. Tudo isso haverá de passar, porque ele acredita no GADU por quem tem afinidade espiritual ligada a nosso Ir.. Jesus.

Entre tantas conversas e "papos" apressados, muitos foram os assuntos que dilaceramos juntos, buscando neles novos horizontes e interpretações para a vivência moderna e aplicação ao cotidiano macapaense. Pois bem, sábado último, 14, após os cumprimentos formais, enveredamos pelos caminhos das notícias políticas, que estão na moda, pois dia 7 de outubro haverá eleição para Prefeito e Vereadores. A certa altura, Jorge diz: " Meu irmão, qual sua opinião sobre a propaganda eleitoral que está sendo veiculada pelos meios de comunicação da cidade? Fiquei perplexo com a pergunta. Busquei no " computador cerebral " as informações de que dispunha e, arrematei - " Jorge, algumas propagandas indicam o objetivo do candidato a Prefeito, porque são executivos, realizam, fazem cumprir o orçamento municipal, e quanto aos Vereadores, não quero deles falar porque não dizem nada em relação a sua função legislativa, não sei se desconhecem esse mister ou se    ignoram esse assunto, prometendo fazer e executar obras e serviços que dizem respeito ao Executivo ". Confesso que fiquei de prontidão e guarda.

Passados alguns segundos, Jorge complementa meu raciocínio assegurando que de fato essa fato é verdadeiro, mas também existem propagandas desinformativas, ofensivas à pessoa, à família, à comunidade. Candidatos que prometem " mundos e fundos " sem ter embasamento legal e partidos políticos que " abençoam " essas aberrações. Logo a seguir, perguntou, não sei se para si mesmo ou para mim - " E o eleitor, porque será que não tem espaço na mídia, a fim de poder expressar sua convicção ou as necessidades materiais de sua capital? Ou ainda, rebater essas aberrações produzidas nas campanhas? E continuou, afirmando " que as Leis nºs 4.737/65 ( Código Eleitoral ) e 9.504/97 ( Lei das Eleições ), esqueceram de mencionar esse tão importante agente eleitoral - o Eleitor ( com E maiúsculo para evidenciar sua importância), de ter o direito de manifestar sua vontade, sua convicção, seu conhecimento e suas preocupações atuais e futuras ". Fiquei mudo, o pensamento dava voltas dentro do cérebro buscando informações que pudessem amenizar os conflitos interiores e pessoais de meu Irmão.

Pensei buscar na Carta Mágna ( a Constituição de 1988 ) alguma luz que viesse em meu socorro  ou no Código Eleitoral, uma forma jurídica que pudesse arrefecer nossas angústias. De chofre não respondi nada, parti para explicações evasivas, desconversando aqui e alhures, prometendo a mim, que não deixaria esse assunto sem resposta. Este é o primeiro dentre outros que virão, prometo.

Mas, mesmo sem respostas positivas ou conclusivas, é importante mencionar que todo cidadão, em pleno gozo de seus direitos políticos, deveria pensar e agir como o Jorge, refutando propostas que não condizem com a realidade de postulação do cargo, exigindo respeito à dignidade e à honra de pessoas, famílias, instituições e comunidades, quaisquer que sejam suas ideologias políticas, sua crença  religiosa, seu conhecimento  cultural e intelectual.

Obrigado pelos livros e revistas que doou ao Lions Marco Zero do Equador, porque farão parte da Biblioteca Comunitária.

Para reflexão: "O mais importante numa eleição é votar com cidadania e convicção de que seu procurador eleitoral o representará com dignidade no exercício da função executiva ou legislativa" (JF).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...