sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Boas Palavras - De "perseguição" todos entendem?!

"Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus. Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem, e vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vós." (Mt. 5: 10-11). Pela graça de Deus chegamos às últimas bem-aventuranças! Nem sei por onde começar, pois que difícil tratar de versos extensos em um tão limitado espaço... Tanta coisa a ser dita! Mas, vamos adiante!
Bom, leitores, eis a explicação do título: As nossos dias todos se dizem "ser perseguidos", injuriados, pisoteados. É comum ver pessoas de todo o tipo utilizando da palavrinha "perseguição" para lhes darem a aparente condição de inocentes e "coitadinhos"... Muitos caem no erro em achar que suas vontades e opiniões devem sempre prevalecer, acima de qualquer - repito, qualquer - circunstância. Não querem saber se isso prejudica o próximo, mas apenas mostrar a sua autoconfiança, e quando isso não acontece... Abrem a boca a fim de mostrarem a sua revolta: "Ah, estou sendo perseguido!". Mas, será mesmo, leitor? Por que você tem sido perseguido? Pense. Por seus pecados? Por seu egoísmo? Seus interesses mesquinhos? Ou por causa de Jesus Cristo?! 

Bom, primeiramente, veja a seguir uma relação fascinante: O cristão que desfruta das bem-aventuranças tanto será um pacificador como é aquele que gera perseguição. E esta relação veio dos próprios lábios do Senhor Jesus Cristo a respeito dele mesmo: "Não penseis que vim trazer paz à terra; não vim trazer paz, mas espada." (Mt. 10: 34). Quando começamos a viver do modo como Deus deseja que vivamos, encontramos dor e sofrimento.

Os bem-aventurados nesses versos são as pessoas que têm experimentado as bem-aventuranças, o povo do reino de Deus. À medida que você atinge as sete primeiras bem-aventuranças, experimentará a oitava. Todas as virtudes do caráter das bem-aventuranças são intoleráveis neste mundo perverso. O mundo não consegue se relacionar com alguém que seja humilde de espírito, porque aquele vive no orgulho. O mundo não pode tolerar quando choramos pelos pecados... Ora, "pra quê?", ele diz. Afinal, seu desejo é ignorar COMPLETAMENTE o pecado e convencer-se de que está TUDO BEM. O mundo não sabe nada sobre misericórdia, sobre pureza, sobre estabelecer a paz. Somos perseguidos por um mundo que despreza a Deus. 

Andamos na contramão. Todos que passam por nós, nos acham loucos e apitam a mais alta buzina seguida de xingamentos para nos envergonhar e nos magoar. No entanto, a lembrança de que devemos ser pacificadores, pacientes, misericordiosos, etc., faz com que nos alegremos em Cristo e faz-nos a orar pelos nossos inimigos, sim, por estes que nos perseguem (difícil, não é?!). 

A recompensa, como sempre temos enfatizado, é tão maravilhosamente maior: "...deles é o reino dos céus". Esta é a maior promessa das bem-aventuranças! Qualquer perda neste mundo hostil jamais poderia ser comparada com o ganho no reino de Deus. Por duas vezes, Cristo diz "bem-aventurados".  Aqueles que, de bom grado, se levantarem em defesa de Jesus Cristo conhecerão a bem-aventurança da obediência e a felicidade de fazer parte do reino eterno de Deus.  

Busquemos ter o Seu caráter! Busquemos desenvolvê-lo a cada dia, mesmo que seja impossível cumprirmos todos, perfeitamente. Se estamos dispostos a pagar o preço agora, Deus nos diz que a glória a ser revelada é incomparável. Lembremos daqueles, lá na igreja primitiva, que sofreram tanto por Cristo. Alguns foram torturados, outros enfrentaram zombaria e açoites, outros ainda foram acorrentados e colocados na prisão, apedrejados, serrados ao meio, postos à prova, mortos ao fio da espada, andaram necessitados, afligidos e maltratados. Mas o mundo não era digno deles, e todos eles receberam bom testemunho por meio da fé. Graças a Deus, vivemos em um país onde as perseguições não mais se enquadram às citadas anteriormente, na verdade, são bem mais "leves" comparadas às enfrentadas pelos profetas e apóstolos. Vamos aprender a utilizar dessa "liberdade" para honrar MAIS o nome de Cristo! Certamente, choros virão, mas Ele nos dará sabedoria e força e, certamente, a alegria virá pela manhã. "Tu És fiel, Senhor! Ó, Pai Celeste! Teus filhos sabem que não falharás! Nunca mudaste, Tu nunca faltaste. Tal como eras, Tu sempre serás".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...