sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Espaço Saudável - Alimentação Saudável


O dia mundial da alimentação, celebrado neste mês de outubro,  tem como  objetivo de conscientizar a população sobre a importância da alimentação saudável e equilibrada na promoção da saúde e divulgar o Direito Humano a Alimentação Saudável e adequada como um dos direitos fundamentais do ser humano.

Alimentação saudável é uma escolha que pode ser um grande desafio para muitos. Envolve disciplina, determinação e o desejo de olhar e sentir o seu melhor. Alimentação saudável não é sobre comer direito, mas como obter o máximo de benefícios de uma alimentação adequada. O desejo em direção a uma alimentação saudável não ocorre durante a noite, é um processo que pode levar meses ou anos para realizar; no entanto, a recompensa será abundante.

Alimentar-se bem é uma das principais maneiras de se evitar problemas com a saúde. Através de uma boa alimentação, é possível resolver problemas relacionados ao peso e, principalmente, a prevenção de doenças.

Alimentação saudável não só fornece uma nutrição adequada para o seu corpo e saúde em geral, mas ele pode fazer maravilhas para a pele também.

As maiorias das pessoas seguem uma rotina diária semelhante ao comer que pode causar complicações graves dentro de seus corpos. A parte mais importante de uma alimentação saudável começa dentro a maneira que um indivíduo aplica-se o conhecimento de comer. Uma pessoa deve saber como comer saudável a fim de aplicar a lei da alimentação saudável. Portanto, é importante cozinhar sua própria comida, tanto quanto possível para evitar a gordura não desejada na dieta.

Muitas pessoas sabem que a alimentação saudável e a prática regular de exercícios físicos contribuem para uma melhor qualidade de vida. Porém, poucas colocam em prática os princípios de uma vida saudável, realizando uma refeição variada, equilibrada e com moderação.

Hábitos de vida desequilibrados podem provocar: cansaço, estresse, obesidade, diabetes, hipertensão, colesterol alto, entre outros problemas. Por isso, é fundamental que a alimentação saudável se torne um hábito. Para isso, faça pelo menos três grandes refeições por dia, intercaladas por pequenos lanches.

Uma pessoa que está frequentemente em movimento tende a comer de forma diferente de uma pessoa cujo ambiente é menos estressante. Estilos de vida exigentes resultam frequentemente em comer alimentos de menor valor nutritivo. Boa digestão começa na boca. Portanto, é imperativo para mastigar os alimentos lentamente. Muitas vezes, quando uma pessoa é salientada ele tende a comer mais e mastigar seu alimento mais rápido. Como uma pessoa mastiga sua comida pode ir um longo caminho no sentido de controlar o volume do alimento consumido.

Sempre comece o seu dia com um bom café da manhã saudável. Quando você acorda acima, depois de seis ou sete horas de jejum, o açúcar no sangue é mais baixo. Portanto, o café da manhã dever ser saudável vai ter seu açúcar de sangue ao seu nível normal. Coma só quando você sente fome e parar comer quando você se sentir completo. Em vez de três grandes refeições, recomenda-se que você tenha cinco ou seis pequenas refeições durante todo o dia, com jantar, sendo a menor.

Mantenha uma cesta de frutas e legumes em casa para facilitar o acesso. Indivíduos, que consomem três a cinco porções por dia de frutas e legumes, podem desfrutar de saúde e grande longevidade. Abacaxi ajuda a manter seus ossos fortes e até mesmo alivia os sintomas frios. Maçãs ajudam mover colesterol e gordura fora do corpo e porque eles estão enchendo eles são uma grande fonte de controle de peso

Há um monte de pessoas que gostam de lanche durante o dia e que está tudo bem. Um lanche é nada saudável, entre 100 e 200 calorias. Vários vegetais e legumes, bem como frutas faz um lanche grande, Barras de cereais que fornecem proteínas e menos açúcar, talvez cerca de 15 gramas de açúcar ou menos, faz um grande lanche.

Se você só tiver decidido a comer mais saudável, lembre-se de várias maneiras para aproveitar os benefícios de comer e sentir seu melhor. É um desafio que não vai acontecer durante a noite, mas com perseverança pode acontecer.

email:beliziakro@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...