sexta-feira, 19 de outubro de 2012

De Tudo Um Pouco - Tributo ao Cícero Bordalo

A história universal celebrizou muitos tribunos, onde o dom da comunicação verbal extasiava platéias, empolgava pelos rebuscados líricos e deixava nessas ocasiões lições que seriam perpetuadas " ad eternun ".  Invoco, neste particular, Cícero, tribuno grego que fez dos tribunais da Grécia, palco de suas maravilhosas manifestações em defesa da Pátria e de seu povo.

Na história nacional, são muitos os que se projetaram nos tribunais brasileiros, na defesa das mais variadas causas jurídicas, buscando, sempre, o desejo de Justiça e de Liberdade. Dentre os mais ilustres chamo como arauto dessa caminhada o jurista Rui Barbosa, até hoje citado, venerado e eternizado em virtude de suas atuações ilustres, inusitadas e florida de saberes jurídicos.

O então Território Federal do Amapá, hoje Estado do Amapá, também tem seu referencial jurídico - o Dr. CÍCERO BORGES BORDALO, Advogado militante da mais alta cepa jurídica, que foi chamado à eternidade pelo maior dos Juízes - DEUS, que o criou e hoje, 15 de outubro, o chamou para enriquecer o Tribunal Celeste.  

O "Bordalão", como era chamado pelos mais íntimos, destacou-se na seara jurídica combatendo o bom combate, desfraldando sempre o estandarte da Lei em busca da Justiça, postulando com inteligência e argúcia os mais complexos casos que lhe foram outorgados, arrematando com inteligência a tese postulada na defesa de seus clientes.

Homem de grande saber jurídico, mas portava-se como simples homem na sociedade, sem estardalhaço, vaidade, arrogância. A humildade fora sempre sua marca digital, alicerçada na dignidade da pessoa humana. do profissional, do pai, do esposo, do avo. Tratava a todos com urbanidade e frases cortejantes. Era amado e amava a todos que o rodeavam. As pessoas simples do povo o tinham na mais alta consideração e admiração.

A fronteira  jurídica do Estado do Amapá não foi suficiente para prender-lhe. Sua sabedoria e competência encontrou abrigo em outros territórios e Tribunais. Ganhou respeito nacional pela competência e conhecimento jurídico. Foi o espelho de muitas gerações de operadores do Direito, e por testemunho, toda sua família, a partir da esposa, Dra. Nilza, Advogada, e do filho Bordalo Junior, seu mais legítimo herdeiro do saber jurídico. 

Conheci o Dr. Bordalo nos idos de quando o Forum funcionava onde hoje é a sede da OAB/Amapá. Alí eram realizados os Tribunais do Povo, também conhecidos como Tribunal do Juri. Presenciei vários debates jurídicos da mais alta relevância. Na tribuna da defesa, postava-se ereto e altivo, o Dr. Bordalo e seus mais preciosos amigos - seus livros jurídicos. Na breve leitura dos artigos, brotavam palavras que ordenadamente conduziam à Liberdade de seu cliente ou ao menos amenizavam o tempo de pena imposta pela infração cometida. Sempre foi um Tribuno incansável, combatido e combatente. Mas sempre ético, cordato e respeitoso com seus opositores.

Sempre o admirei, mesmo sem gozar de intimidade que dedicava aos amigos mais chegados. Meu irmão, também advogado, Guaracy da Silva Freitas, espelhava-se na dignidade desse Tribuno e dele, certamente, colheu belos frutos jurídicos, pois foram colegas  no Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, representando a OAB/Amapá.

O destino reserva a cada um de nós uma página escrita por DEUS  mas que não conhecemos o conteúdo. Neste 15 de outubro, dia dedicado ao Professor, o Grande Tribuno Cícero Bordalo, que também foi Professor, é levado ao túmulo, morada de seu corpo físico, pois sua alma, já estava sentada á direita do Criador. O Céu ganha um Tribuno, a Terra ganha um corpo, e nós seus amigos, admiradores e o Povo Amapaense, não o teremos mais perto de nós, mas sempre nos lembraremos com carinho, admiração e respeito em homenagem a tua memória - o Grande Tribuno.

A curva de teu corpo já enfraquecido pelos bem vividos 82 anos de idade e mais de 50 de postulação jurídica e serviços públicos, ficarão emoldurados no quadro da Vida para que sejam venerados pelos gerações do Hoje e lembradas pelas do Amanhã. 

Como despedida material dedico-te um pensamento de Johann Volfgang von Goeth, que diz - Qualquer coisa que você possa fazer ou sonhar, você pode começar. A coragem contém, em si mesma, o poder, o gênio e a magia ". 

Vai em paz amigo, grande Tribuno Dr. Cícero Borges Bordalo. Obrigado por teres existido.
___________________________
Sem mensagem para reflexão. Este artigo a substitui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...