sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Cultura: Encontro dos Tambores e Carnaval 2013

  Encontro dos Tambores

por Reinaldo Coelho

Os tambores estarão rufando a partir de 20 de novembro, quando acontecerá a Semana da Consciência Negra. Os representantes das 38 comunidades tradicionais amapaense estarão participando do XVIII Encontro dos Tambores deste ano que é o ponto alto do evento, momento em que as comunidades se encontram, integram-se e apresentam um espetáculo de encher os olhos do público com suas manifestações culturais - Marabaixo, Batuque, Zimba e Sairé - identidades do Amapá, com mulheres dançando com seus vestidos coloridos, flores nos cabelos, toalha nos ombros e o orgulho em estar ali, defendendo a sua gente, a sua comunidade.

Serão investidos mais de R$ 750 mil no evento desta temporada, os recursos são do governo estadual e será coordenado pela Secretaria Estadual de Cultura (Secult), que  reuniu-se na última sexta-feira (19) às 19h, com representantes das 38 comunidades tradicionais que participarão do Encontro dos Tambores deste ano. Foram definidos os assuntos pertinentes à logística do evento, como hospedagem, alimentação, transporte, número de integrantes por comunidade, horários e o que ocorrer.

 O titular da pasta estadual de cultura, Zé Miguel, informou que este ano será incluído os seis grupos que por anos vinham se apresentando na União dos Negros do Amapá (UNA) em caráter de participação especial, sem receber os R$ 4 mil garantidos pelo Estado para cada grupo, como apoio para confecção das roupas.

São eles: São Sebastião de Mazagão Novo, Grupo de Marabaixo Infanto-Juvenil do Laguinho do Arthur Dô, Raízes de Mazagão Velho, Grupo Tia Sinhá, Grupo São João do Maruanum e Nossa Senhora da Conceição.

 "Este ano nossa intenção é fazer uma festa muito mais bonita, corrigir os contratempos pelos quais passamos no ano passado e contemplar muito mais segmentos dentro da programação. Para o Encontro dos Tambores, as comunidades podem ter certeza, a receptividade será bem melhor que em 2011 e vamos trabalhar para que o repasse saia adiantado, de modo que cada comunidade se apresente bonito. Não podemos esquecer também que, desde o ano passado, as comunidades que se apresentavam como participação especial, sem receber o recurso do governo, este ano está inserida nas contempladas", diz Zé Miguel.



Carnaval 2013: Fórum debate festejos de Momo amapaense

Será realizado a partir do dia 30 de outubro a 1º de novembro a segunda edição do o Fórum “Carnavalizando o Amapá: um Rio de Alegria”, que tem como objetivo  propor um espaço de construção e planejamento das políticas e ações voltadas ao Carnaval/2013; estabelecendo como um dos principais focos as discussões acerca das estratégias de desenvolvimento cultural, turístico e econômico.

Além de fomentar os festejos do Carnaval diversificado e sustentável, com promoção e incentivo de ações de responsabilidade social e ambiental, valorizando as diversas linguagens e, ainda, estimulando à imaginação como principal fonte criativa de inovação das práticas de gestão e produção artística no Estado.

O fórum que tem a Secretaria de Estado da Cultura (Secult)  como executora, efetivará esses objetivos através de Workshops, oficinas, painéis, seminários, rodadas de discussão e um grande show de encerramento fazem parte da programação destinada às associações e ligas carnavalescas, com o foco em se planejar o Carnaval 2013, a partir do conhecimento e modelo da economia criativa como motor de desenvolvimento sustentável.

O Governo do Amapá aposta no potencial desta grande festa e, por isso, busca realizá-la de forma integrada e planejada, reunindo setores fundamentais para seu sucesso: Cultura, Planejamento, Ciência e Tecnologia, Turismo, Agência de Desenvolvimento, Relações Interiores e Exteriores, parceiros e fazedores do Carnaval, a fim de convergir na construção de um plano de longo prazo e técnico, para o desenvolvimento da festa e do potencial turístico e econômico, a partir da pauta da Economia Criativa.

O projeto conta ainda com a parceria de outras instituições, como Sebrae, Acia, Fecomércio, Fiap, Afap, Adap, EAP, Sejusp, Sema, Seplan, Sete, Setur e Afap.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...