sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Esportes: Brasileirão de Judô e Ciclismo

Amapá sedia brasileirão de judô

por Reinaldo Coelho

Delegação Amapaense de Judô - Campeonato Região 1
Uma das modalidades mais populares e de conquistas de medalhas de ouro no Amapá recebeu uma notícia que causou alvoroço entre os campeões do tatame amapaense. O Amapá sediará em 2013 o Campeonato Brasileiro de Judô, Região I, composta por cinco Estados: Amapá, Pará, Maranhão, Ceará e Piauí. 

O evento que deverá ocorrer nos dias 6 e 7 de abril de 2013, já está recebendo dos atletas e dirigentes das academias e federações a maior atenção na organização do evento. O presidente da Federação Amapaense de Judô (FAJ) Antônio Viana, informa que todas as ações pertinentes à logística do evento, como hospedagem, alimentação, transporte serão tratadas por uma comissão que deverá ser responsável pela execução das ações.

O presidente da FAJ destacou que é um desafio para a federação esse evento no Amapá, "devemos mostrar a nossa capacidade de organização e principalmente revelar os nossos valores e confirmar nossos atletas competitivos", define

Quanto ao local que deverá sediar o evento, Viana declarou que estão descartados os Ginásios Poliesportivos estaduais, pois é necessário que tenham uma medida oficial estabelecido pela Confederação Nacional de Judô (CNJ), "estamos verificando o Ginásio da Policia Militar, é único que atende as exigências do CNJ" informou Viana.

O número de atletas participantes é em numero de 100 por cada Estado, ou seja, devemos receber quase 500 judocas brigando pelo título nacional. As academias e os judocas amapaenses estão com os treinamentos intensivos, pois estarão disputando em casa. A maioria dos atletas não iam disputar os títulos nacionais, tendo em vista a falta de patrocínio e o deslocamento para unidades do sul e sudeste do país saírem muito caro.

Para o judoca Júlio Vilhena, medalha de ouro Sub-20 do Regional I, da Academia santanense Ronildo Nobre, "essa é a oportunidade de conseguir o título e a maioria das medalhas, pois estaremos disputando em casa e com todos os melhores do Amapá no tatame. Eles vão ver o que disputa. Os atletas sem recursos financeiros não poderiam competir fora do Estado. Agora podemos participar e mostrar a nossa força".

A judoca Gessica Azevedo, medalha de ouro no Sub-20 e prata no sênior, também da Academia Ronildo Nobre, declara que é uma grande oportunidade para mostrará a mídia nacional o potencial amapaense, no esporte e no turismo.



Ciclismo: Federação festeja 31 anos com pedaladas no Congós

Há 31 anos, o ciclismo amapaense passava da fase amadora para o profissionalismo, brilhante no cenário regional e nacional com muitos atletas do pedal incluídos entre os dez primeiros do ranking nacional e reconhecidos por clubes de outras unidades federadas, como atletas de alta competitividade e convidados a disputar por esses clubes.

Equipe campeã de ciclismo Norte/Nordeste 2008
Este ano, a Federação Amapaense de Ciclismo (FAC) deverá festejar a data neste domingo (21) no Circuito do Bairro dos Congós, com três disputas: a etapa classificatória dos Jogos Escolares amapaenses que dá direito a disputar a fase nacional dos Jogos Escolares em Curitiba (PR); a Corrida de Aniversário; e a 9ª etapa do Campeonato Estadual.

O abnegado presidente da Federação de Ciclismo, Antônio Carlos, informou que os eventos deverão contar com mais de oitenta atletas, sendo a maioria amapaense, pois ele garante somente 10 pts. no Ranking nacional. "Este ano a festa será no pedal dos nossos ciclistas, teremos um bolo no local da disputa e convidamos todos os simpatizantes da modalidade a se fazerem presentes e festejamos juntos." 

Continuando, Antônio Carlos destaca que: "O Amapá tem muito do que se orgulhar de nossos esportistas, pois temos o título de penta campeão do ciclismo Norte/Nordeste. E jovens promissores surgindo como atletas de ponta da modalidade, como Nadson Marques, da categoria Infanto-juvenil; na categoria juvenil temos Lucas Gabriel, no ranking nacional, entre muitos outros.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...