segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Atleta de Ponta - Clebson Rodrigues

 Um judoca de peso


por Fabiana Figueiredo
O jovem Clebson Rodrigues Barreto, 16 anos, está garantindo seu lugar no Judô. Atleta do Projeto Judô para Todos - da Secretaria Extraordinária de Políticas para a Juventude (Sejuv) -, ele conseguiu uma vaga para as Olimpíadas Escolares Nacionais, no final do mês de novembro, em Cuiabá - MT.

Vindo de família carente, Clebson conheceu o Judô aos 15 anos. "Foi através da minha antiga escola onde eu estudava, Escola Estadual Cecília Pinto, pelo Projeto Mais Educação", diz o atleta. O motivo? Ele afirma, sem vergonha, que é pelo tamanho, e pela força, à convite do mestre Smith, que o acompanha até hoje.

O atleta lembra que na escola, não acreditavam no seu potencial, mas ele soube mostrar que para o esporte, não há barreiras.

Logo no ano passado, ele já começara a participar de Campeonatos Estaduais e Internos de diversas academias e do Projeto. De acordo com Clebson, em competições estaduais, esse é seu segundo ouro para a coleção; a primeira medalha estadual foi conquistada no Circuito Amapaense de Judô 2011. Hoje, segundo Clebson, ele já coleciona 10 medalhas entre as competições que já participou - estaduais, das academias e o Descoberta de Talentos, do Projeto Judô para Todos. 

No ano passado, também, Clebson participou das Olimpíadas Escolares de 2011, etapa estadual. Ele conquistou o 3º lugar no pódio, porém não conseguiu se classificar para ir à etapa nacional.

Na categoria Peso Pesado, mais de 90 kg, ele mostra que as dificuldades não o podem abalar. "Eu sou de família carente, mas meu pai fez um esforço e conseguiu comprar esse kimono pra mim, já vou comprar outro para eu poder viajar", afirma com um sorriso no rosto.

Clebson também percebeu várias mudanças em sua vida, de todas as formas: "Eu era muito desligado da vida, não queria saber de nada, não gosto de jogar futebol. Eu fiquei mais estudioso, mais interessado pelos estudos. Minha família também ficou mais unida", lembra.

Hoje, os dias de Clebson são dedicados aos treinos: "Estudo de manhã, treino à tarde, dias de terça e quinta. Dias de segunda, quarta e sexta-feira, tem treino na academia." Ele ressalta que agora os treinos estão pesados, pois a equipe está pensando no Campeonato no mês que vem, e, claro, testar e preparar o atleta.

Para o professor Ricardo Smith, "esse resultado não é surpresa para ninguém, pois sabemos da qualidade dos atletas que participam do projeto e o Clebson tem um grande potencial".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...