segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Atleta do Passado - Aldo Silva

"Como jogador nunca participei do Campeonato Amapaense"

por Fabiana Figueiredo


O Atleta do Passado dessa semana serve de exemplo para muitos jovens que estão começando no futebol, pois ele foi uma estrela do futebol, representando o Amapá em nível nacional.

Seu nome é Aldo Silva do Espírito Santo, 54 anos, casado há 33 anos, e 2 filhos. Seu pai e 4 irmãos - Marcos, Aroldo, Assis e Bira - eram muito ligados ao mundo futebolístico, assim, Aldo se sentia na obrigação de participar também desse mundo.

"Eu tenho obrigação de levar meu time a fazer um bom papel lá
em São Paulo, porque eu acho que nosso futebol está muito devagar,
tem muitos problemas”
O início da carreira foi no União Futebol Clube, aos 16 anos, jovem e com muita vontade de jogar, à convite de Lourival Lima. Na posição de volante, Aldo agitava os jogos. Após a conquista de um campeonato, Aldo foi para o Esporte Clube Macapá em 1976, ainda como volante e no time titular. Sua ida para o E.C. Macapá não foi apenas a realização de seu sonho, mas também do sonho de seu pai, o qual era fã do azulino desde que mudou-se para a capital do Amapá.

Naquele mesmo ano, Aldo foi disputar o Copão da Amazônia em Rondônia, na função de reserva, de onde não saiu, mas pode curtir a viagem.

Logo no ano seguinte, em 1977, o jogador estrela foi fazer teste de seleção no Paysandu Sport Club, um dos grandes times de Belém (PA). Utilizando-se da esperteza, Aldo realizou o teste como lateral direita, descobrindo realmente sua área de atuação dentro das quatro linhas do campo. Passou e já iniciou a jogar no time titular, e conquistando o Campeonato Paraense: Aldo foi Bicampeão Paraense dos anos de 1980 e 1981.

Destacando-se entre os demais jogadores do "Papão", Aldo foi chamado para jogar no Fluminense Football Club, no Estado do Rio de Janeiro. O jogador fala com brilho nos olhos que os títulos que ganhou ao ser titular do time carioca: Tricampeão Carioca nos anos de 1983, 1984 e 1985; Campeonato Brasileiro em 1984; Campeão da Taça Quirino no Japão; Campeão do Torneio em Paris (França); e vários outros campeonatos no Brasil e no mundo.

Pelo grande desempenho, Aldo foi pré-convocado para jogar na Seleção Brasileira de Futebol em 1985, porém, ele lamenta que uma lesão na Tíbia (mais conhecida como Canela) tenho o impedido de jogar no time mais almejado pelos jogadores de todo o país.

Após a bela história no Fluminense, Aldo jogou em mais dois times fora do Amapá. Foi jogar no time Esporte Clube Vitória, no Estado da Bahia; e no Sport Club do Recife, no Estado de Pernambuco. 

Depois voltou para o Paysandu, onde encerrou a carreira de jogador em 1996, aos 30 anos. Aldo afirma que a lesão o fez parar "tão cedo". Ele ressalta: "Eu levei muito o nome do Amapá pra vários lugares", à vários Estados e Países do mundo.

Aldo também lamenta: "Como jogador nunca participei do Campeonato Amapaense". Mas esse ano, como treinador do time Sub-19 do Santos Futebol Clube, o Atleta do Passado teve a oportunidade de participar e levar o título de 2012, sendo levado a competir na Taça São Paulo.

"Eu tenho obrigação de levar meu time a fazer um bom papel lá em São Paulo, porque eu acho que nosso futebol está muito devagar, tem muitos problemas. Eu tenho sempre que prestar minha experiência para que nós possamos fazer um bom futebol", completa Aldo.

O Atleta do Passado lembra de alguns nomes que foram marcantes nos times por onde passou: "Paulo Vitor, Romerito, Assis, Delei, Ricardo, Branco, Washington, Taco, Paulinho, Paulo Cézar Caju, Gil, vários outros; o treinador Parreira também, que foi um dos melhores treinadores". Hoje, Aldo joga pelos veteranos, onde pode rever os antigos amigos do Rio de Janeiro e de outros Estados.

"Futebol, a gente joga dentro de campo, com lealdade, empenho, dedicação, toda a equipe, treinador, preparadores físicos, massagistas; e não na justiça", comentou sobre o Campeonato Amapaense Profissional desse ano, que está sendo resolvido no Tribunal de Justiça Desportiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...