segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Evento aproxima crianças e juventude à Ciência e Tecnologia

por Fabiana Figueiredo

Ganhadora do Prêmio Melhor Redação 2012, ao lado de seu professor e
do Secretário Antônio Cláudio

Na quarta-feira (17), ocorreu a abertura da 9ª Semana Nacional da Ciência e Tecnologia (SNCT) no Amapá no Teatro das Bacabeiras. O evento contou com a participação de presidentes, diretores e representantes de diversos setores públicos e privados ligados à tecnologia e à ciência, e que fazem parte do Programa de Popularização da Ciência realizado pelo Governo Estadual: Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Setec), Universidade do Estado do Amapá (Ueap), Universidade Federal do Amapá (Unifap), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária no Amapá (Embrapa), Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa), Secretaria de Estado da Educação (Seed), Serviço de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Serviço Social do Comércio (Sesc) e escolas estaduais e particulares do Amapá. Houve apresentação cultural de um grupo de Balé, entrega de premiações para os primeiros colocados no Prêmio Melhor Redação 2012 – lançado em agosto deste ano - e do show de ciência do Grupo Mad Science, de São Paulo, que mostrou e explicou de forma divertida um pouco de ciência para o público presente.

O Prêmio Melhor Redação 2012 mobilizou estudantes do ensino médio regular, do ensino médio integrado à educação profissional e do ensino médio especial das redes públicas e privadas de todo o Estado, orientados por seus respectivos professores. Foram 62 redações entregues, relacionadas com o tema da Semana Nacional: “Economia Verde, Sustentabilidade e Erradicação da Pobreza”. Os alunos ganhadores (dez) e seus professores ganharam certificados e prêmios.

Show
O show de ciência do Grupo Mad Science, de São Paulo, segurou a atenção
e interagiu com o público presente no Teatro
O show de ciência do Grupo Mad Science, de São Paulo, segurou a atenção e interagiu com o público presente no Teatro. Eles despertam o interesse e a curiosidade das pessoas para a compreensão da ciência. Presente no Brasil desde 2008, atuando em festas de aniversário, cursos extracurriculares, feiras e eventos, os cientistas da Mas Science faz apresentações bem diferentes, contagiando crianças e adultos. 

A Semana
A SNCT ocorre até este domingo (21), com diversas atividades, como oficinas, gincanas, palestras, minicursos, exposições de projetos e que integrem ciência, cultura e arte.
O evento tem como objetivo mobilizar a sociedade civil, principalmente crianças e jovens, em torno de temas e atividades de Ciência e Tecnologia (C&T), valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação, mostrando a importância que a C&T tem na vida de cada um e para o desenvolvimento do Brasil; além de discutir resultados e a relevância que as pesquisas científicas e tecnológicas têm.

O Secretário Estadual de Ciência e Tecnologia, Antônio Cláudio Almeida de Carvalho, fala sobre a importância de se discutir a C&T hoje no Amapá. Ele afirma que a ciência e a tecnologia estão presentes em todo lugar, em todo momento e que os jovens, ao saber disso, devem criar projetos de sustentabilidade para o Estado: “a inovação e a tecnologia são muito importantes porque cada dia está surgindo novos produtos e isso são frutos de conhecimento de processos metodológicos”. O Secretário também comentou que a defasagem da pouca oferta de professores que incentivam a C&T dentro das escolas acaba “atrasando” o Brasil, comparando-se a economia (que é a 6ª do mundo) e a educação (abaixo de 50ª posição). “Somente programas desse tipo, envolvendo jovens, despertando o interesse para o estudo, para o desenvolvimento tecnológico que a gente vai superar isso”, conclui.

Para o secretário Antônio, o evento vem proporcionar a popularização da ciência, inicialmente nas escolas; e para despertar para o conhecimento científico. E anuncia que projetos de incentivo à produção científica estão por vir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...