sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Pioneirismo - José Odair da Fonseca Benjamim


"Só com o melhoramento da educação, da saúde e da segurança, o Amapá pode galgar dias melhores"

 por Fabiana Figueiredo

José Odair e sua esposa Dalva do Carmo em um
dos mais importantes eventos da Maçonaria Brasileira

Assim afirma o pioneiro desta semana, José Odair da Fonseca Benjamim, uma figura importante não só na Política, mas também na Educação e na Maçonaria do Amapá. Nascido em 25 de fevereiro de 1941, no município de Mazagão, Odair lembra que sua infância foi "muito boa, apesar de morar longe da cidade. Pra chegar à cidade nós tínhamos de ir de canoa. O local que nós morávamos hoje é um bairro, chamado bairro da Olaria".

Estudou até a 4ª série do Ensino Fundamental em Mazagão, na Escola Estadual Dr. Murilo Braga. Para continuar os estudos, em 1954, José Odair, juntamente com seus 4 irmãos e seus pais Manoel de Queiroz Benjamim e Engracia da Fonseca Benjamim, mudou-se para Macapá, e estudou na Escola Estadual Dr. Alexandre Vaz Tavares. Ingressou no antigo curso ginasial - atual ensino médio -, pela Escola Industrial do Amapá, onde hoje é a Escola Estadual Antônio Cordeiro Pontes, até 1958, concluinte do curso de Mecânica de Máquinas. Também fez o Curso Técnico em Contabilidade na Escola Técnica de Comércio do Amapá - hoje conhecida como Escola Comercial Professor Gabriel Almeida Café - até 1961.

Frente do Município de Mazagão Velho, local de onde José Odair
tem as melhores lembranças
Outros cursos também fazem parte de sua carreira como os cursos de Desenho, Artes Industriais, Administração Municipal (pela Universidade de Brasília), Licenciatura Curta em Matemática, Curso de Diretor de escolas de 1º e 2º graus (pelo Centro de Treinamento da Amazônia, em Belém - PA), Curso de Administração Escolar (pela Secretaria da Educação do Estado do Amazonas em 1983), dentre outros.

Odair foi professor de Mecânica de Máquinas, de Desenho e de Matemática em várias escolas de Macapá e Mazagão, como Ginásio de Macapá e de Santana (Escola Estadual Augusto Antunes), Instituto de Educação do Amapá (IETA), Colégio Comercial do Amapá (CCA) e Escola Estadual Azevedo Costa. Foi nomeado Vice-Diretor do Ginásio de Macapá, Diretor do Ginásio Dom Pedro I (Mazagão), Diretor e Vice-Diretor da E. E. Azevedo Costa até 1995. Foi professor pioneiro da E. E. Augusto Antunes, e trabalhou no Ginásio D. Pedro I, onde também foi professor pioneiro e onde encerrou a carreira do magistério, em 2005.

Política
"Eu sempre gostei. Desde quando eu comecei a votar em 1958 pela primeira vez, me apaixonei pela política", assim ressalta Odair quando perguntado sobre como entrou na política. 

Foi tanta vontade de estar engajado nesse meio, que se tornou Presidente do Diretório Municipal de Mazagão dos Partidos PSD, ARENA, PDS e PFL; também foi eleito Vereador de Mazagão de 1983 a 1988, tornando-se Presidente daquela casa por dois anos. Foi eleito Vice-Prefeito em 1988 e em 2001, foi exercer o cargo de Prefeito Municipal de Mazagão até 2004. Na mesma época que assumiu a prefeitura, também foi Secretário Geral da Associação dos Municípios do Estado do Amapá. 

O pioneiro, na direção da escola D. Pedro I em Mazagão, recebendo
o então governador do ex-Território do Amapá, Ivanhoé Martins
Depois de certo tempo, segundo Odair, a política tomou novos rumos que iam contra seus princípios políticos e humanos, assim, ele foi se afastando do mundo político: "Antes era uma política séria, descente. A politica foi mudando e me afastei. Hoje ela está muito desacreditada, pois são acusações, calúnias, os nossos políticos não estão sabendo se colocar em uma posição que a sociedade espera", conclui o pioneiro.

Outras atividades nosso pioneiro também realizou: foi pecuarista em Macapá e Mazagão, mas, segundo ele, não deu certo e acabou vendendo o sítio; Funcionário Público Federal (aposentado); Funcionário Público Estadual; Presidente do Mazagão Esporte Clube; Pioneiro da Unifap em 1970 "nós plantamos a primeira semente da universidade", diz; quando foi Vice-Diretor do Ginásio Macapá, ajudou a criar a Banda Oscar Santos, que, segundo Odair, recebeu vários aplausos nos desfiles dos dias 7 e 13 de setembro. Também ganhou homenagem de Honra ao Mérito e Mérito da Educação, da E.E. Azevedo Costa e da Câmara Municipal de Vereadores de Mazagão, respectivamente.

Maçonaria
Odair desde que entrou para a Maçonaria, em dezembro de 1975, exerce grande papel nas ações da Grande Loja Maçônica do Amapá (Glomap). Odair foi convidado a participar da 1ª Loja Maçônica do Amapá, Loja Maçônica Duque de Caxias nº 1 no ano de 1975. Pela competência e dedicação à maçonaria, ele foi sendo elevado de grau (como são classificados), chegando ao grau 33, em 1986. José Odair levou a Maçonaria para Mazagão, Laranjal do Jari, Santana e Porto Grande. Ajudou a construir o Templo Maçônico em Mazagão, e está ajudando a construir o Palácio Maçônico na Orla de Macapá.

O pioneiro também fundou seis Lojas Maçônicas no Amapá e foi eleito Grão Mestre Adjunto da GLOMAP em 1996. Em 2012, ele já foi condecorado Grão Mestre Honorário pelas Grandes Lojas Maçônicas dos Estados da Bahia, São Paulo e Paraíba. 

Hoje, após 38 anos de Maçonaria, Odair é Grão Mestre do triênio 2012/2015, empossado no início de setembro desse ano. Ele está alcançando o cargo mais elevado do mundo maçônico ainda esse ano, mas ainda foi considerado Mestre Real e Mestre Escolhido, no último dia 20 deste mês.

Família
José Odair é casado há cerca de 25 anos com Dalva Miranda do Carmo, mazaganense. Conheceu-a no Ieta, quando ainda era professor. Odair tem 9 filhos, todos com curso superior: "Tenho demais respeito por eles e eles também por mim, a amizade é grande demais de pai para filho". Tem também 10 netos: "meus netos representam pra mim uma dádiva dada por Deus, minha família é muito unida", diz.

"Minha mensagem é de otimismo: Eu espero que o Amapá cresça ainda muito mais, que seus dirigentes coloquem acima de tudo o interesse do povo amapaense, que deixe de lado as intrigas políticas e olhe para nossa sociedade como um todo, porque só com o melhoramento da educação, da saúde e da segurança, o Amapá pode galgar dias melhores."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...