sexta-feira, 9 de novembro de 2012

De Tudo Um Pouco - Realidade da vida urbana

Tenho impressão de  que as realidades do cotidiano estão em transição na mão inversa dos acontecimentos que os identificam, por exemplo: violência nas suas mais variadas formas de execução e personagens; insegurança social; descontrole de preços de produtos, mercadorias e serviços; racionamento de energia; falta de combustíveis, e outros mais.

As ações pessoais de personagens que fazem história positiva ou negativa repetem-se e se avolumam no perímetro urbano, no suburbano, na área social das grandes e médias cidades brasileiras. É o chamado redemoinho social que espalha vento para todos os lados. Hoje, desejo comentar três desses fatos ou acontecimentos que fazem história.

Primeiro. Fato positivo de repercussão nacional e de grande lição para muitos humanos chamados " normais " que por assim serem considerados, deixam-se levar pelo desânimo, pelo cansaço, pelas dificuldades que se apresentam na vida de cada um, independentemente da raça, do credo, do pensamento político, rico ou pobre, com teto ou sem teto, segundo as desigualdades histórias da vida humana. Li no jornal A Gazeta, de 25 de outubro pretérito, a seguinte manchete - " Menino sem os pés que joga futebol visita o Barcelona e encontra Messi". Todos sabemos quem é Messi e o clube onde joga, o Barcelona, da Espanha. Ambos são famosos. O primeiro pela qualidade técnica com que joga futebol ( e com os dois pés ) e o segundo pelo poder financeiro que tem. Mas o mais importante é saber se um Messi do mundo e que não tenha os dois pés, pode jogar futebol. Parece impossível para a compreensão humana, ou melhor, os chamados " inteiros " logo descartam essa possibilidade. O ditado " Deus escreve reto em linhas tortas " torna-se realidade na pessoa de GABRIEL, um menino de 11 anos, apaixonado por futebol, pelo Messi e pelo Barcelona. Esta é a lição que GABRIEL ( anjo ou arcanjo ) dá a todos nós que " choramos " diante da primeira dificuldade. Que Deus te abençoe GABRIEL e obrigado pela lição que ensinaste ao mundo.

Segundo. Também fato positivo. Há, na Bíblia uma passagem que diz que Deus deu a cada criatura sua, dons variados que precisariam ser lapidados. Em outra passagem menciona Deus que suas criaturas serão conhecidas pelos seus frutos. Pois bem, as duas passagens encontraram-se um mesmo fato ou ato da vida humana na Primeira Orquestra Quilombola do Brasil será lançada hoje ( 25 de outubro ) no Amapá. Esta obra do Professor Elias Sampaio, realizou-se no Quilombo do Curiaú, distante +/- 20 km de Macapá, uma área turística com balneário de água de lago, bastante freqüentado pelos macapaenses. Lá o Professor descobriu os "talentos " que formaram a orquestra. Por compromissos universitários perdi esse espetáculo, mas tenho certeza de que quem compareceu deslumbrou-se com o resultado. Ações dessa natureza devem ser prestigiadas pela sociedade que se diz cultural, pelas autoridades que devem investir no futuro desses futuros profissionais da música, que levarão bem longe o nome do Estado do Amapá, o quilombo do Curiaú, seu povo e sua cultura. Faço votos que o Professor e Maestro encontre novos "curiaús" pelo Amapá afora, onde talentos estão à espera de uma oportunidade.

Terceiro. Fato negativo. Mais negativo que a ação praticada, estão seus protagonistas. Ações criminosas acontecem a todo instante e em qualquer lugar, sob as mais variadas formas de agressão à pessoas e ao seu patrimônio, e também aos bens públicos. Crianças são envolvidas em ações criminosas chefiadas por adultos; jovens são utilizados como mão-de-obra em quadrilhas organizadas no tráfico, em assaltos, seqüestros, furtos, roubos, e outros afins. Porém, o que chamou minha atenção e mereceu este comentário foi a manchete - " Idosa é presa com filha e neta por golpe em agências bancárias ". Pergunta-se. Que necessidades levaram essa família a proceder criminosamente? Falta-lhes o necessários para viverem com dignidade ou têm o suficiente para tal,  mas precisam de mais, e mais, e mais? Usavam cartões de crédito clonados para saques bancários e documentos falsos para conseguirem empréstimos em instituições financeiras. Que vergonha. Toda uma família que jamais refletirá imagens positivas à outras famílias, jovens e crianças deste Amapá querido. Presos, inquérito policial concluso e encaminhado ao Ministério Público, que por sua vez oferecerá denúncia à Justiça, sendo-lhes facultados todos os direitos de ampla e irrestrita defesa. Que a Justiça lhes seja feita na medida de suas culpas.


Para reflexão: No silêncio da noite e antes do sono profundo chegar, abre teu coração e agradece à Deus, pelo dia que te deu e pelo amanhã que te dará. (JF).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...