sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Boas Palavras - Repreendendo amar

Caro leitor, gostaria de compartilhar com você algumas coisas que tenho aprendido sobre uma palavrinha muito especial: amor. Não o amor romântico, aquele que deve existir entre um casal, mas o amor que devemos ter para com todos que estão ao nosso redor, o que a Bíblia chama de "amor ao próximo". 

Particularmente, tenho muuuuita dificuldade em amar algumas pessoas. Elas simplesmente me tiram do sério! Mas isso tem me incomodado demais, pois sei que não estou certa em meus pensamentos e sentimentos referentes a elas. Ouvi algumas pessoas (pastores, familiares, amigos) falando sobre essa questão do amor e procurei na Palavra de Deus alguma coisa que pudesse me orientar, me dizer como agir. Claro que achei a resposta! A Bíblia é completa, e se tem um assunto que ela gosta de tratar é o amor!

O capítulo 12 de Romanos, do versículo 9 ao 21, me ensinou algumas coisas importantes sobre o amor sob a ótica de Deus:

1) "Que o amor de vocês não seja fingido." (v. 9a): Deus não gosta de falsidade. Se tem uma coisa que Ele nunca vai exigir de nós é que finjamos amar quem não gostamos, só para manter uma boa aparência. É muito fácil, e até bastante cômodo, fingir que amamos as pessoas que na verdade "não vamos muito com a cara" só para não criar atrito e não passar por encrenqueiros. Mas esse teatrinho não engana a Deus. Ele sabe o que se passa no nosso coração quando damos aquele sorrisinho amarelo pra quem gostaríamos mesmo é de virar a cara. "Ah, então tá! Já que não pode ser hipócrita, vou ignorar esse povinho ou falar na lata tudo que penso na hora que vier na cabeça!" Misericórdia, Senhor, porque já pensamos assim. Já pensamos e já agimos assim muuuitas vezes. Mas não é isso que Deus quer. Quando Ele diz para amar sem hipocrisia, não é só pra deixarmos de fingir e ficar por isso mesmo. Ele quer que BUSQUEMOS AMAR VERDADEIRAMENTE quem não amamos. O amor nunca foi um sentimento que, de acordo com o pensamento mundano, não podemos controlar ou direcionar. Amor é ação, e podemos agir com amor por quem quisermos. Basta disposição.

2) "Amem uns aos outros com o amor de irmãos em Cristo e se esforcem para tratar uns aos outros com respeito." (v. 10): Esse versículo deixa claro que nem sempre é fácil respeitar o outro. Estamos sempre rodeados por pessoas com opiniões que para nós são absurdas, que tomam atitudes que nós nunca tomaríamos e que muitas vezes nos tratam como não gostaríamos de ser tratados. Não é fácil demonstrar amor e respeito nessas situações. É quase uma afronta ao nosso amor próprio (esse tipo de amor pode ser perigoso!). Mas é necessário um esforço para que nossa natureza egoísta seja posta de lado a fim de agradarmos a Deus.

3) "Peçam que Deus abençoe os que perseguem vocês. Sim, peçam que ele abençoe e não que amaldiçoe." (v. 14): Nossa! Isso é um desafio! Quando alguém nos persegue de alguma maneira a nossa reação por instinto (lembrando que nossa natureza é pecaminosa) é pedir que Deus a castigue, e a faça "quebrar a cara" pra reconhecer que errou. Entretanto, por mais certos que estejamos (e olha que nem sempre estamos) e por mais perseguidos que sejamos, não devemos dar lugar à mágoa e ao ódio, desejando o mal a quem não nos faz bem. Ao contrário! A Bíblia nos orienta a pedir bênçãos sobre a vida de quem não quer nos abençoar! Que dificuldade!!! Mas é possível, pois temos em nós o Espírito Santo de Deus que nos dá forças pra fazer o que de nós mesmos não faríamos. Basta pedirmos, e Ele nos ajudará nessa missão.

4) "Alegrem-se com os que se alegram e chorem com os que choram." (v. 15): Amar é estar presente, participando da vida do outro, seja nos momentos tristes ou alegres. Se nós dizemos amar alguém, estamos nos comprometendo a estar com essa pessoa nas maiores crises, nas maiores vitórias e nos mais entediantes momentos. Quem ama não abandona, não deixa na mão, não se mostra indiferente nem ausente. Quem ama cuida. Quem ama participa.

5) "No que depender de vocês, façam todo o possível para viver em paz com todas as pessoas. Meus queridos irmãos, nunca se vinguem de ninguém; pelo contrário,deixem que seja Deus quem dê o castigo. [...] (v. 18 - 19a): Por fim, esses versículos deixam claro uma palavra que tem tudo a ver com o amor: RENÚNCIA. Quando Paulo fala sobre fazer TODO o possível para viver em paz e sobre deixar a vingança nas mãos de Deus, o que ele quer dizer é "Abram mão de vocês mesmos em amor ao outro". Para vivermos em paz com todos precisamos muitas vezes dizer não para nossas vontades a fim de fazermos a vontade do outro, ficar calados quando gostaríamos de falar "umas boas verdades", dar a outra face quando formos ofendidos. Não é fácil! Mas se não for assim, não é amor (lembremos que "O amor tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta" 1Co 13:7). E para dificultar mais um pouquinho, somos advertidos a não buscar vingança, deixando o castigo por conta de Deus! Não, não é pra pedir pra Deus castigar quem nos ofende (já vimos isso ali em cima), mas sim pra deixarmos o julgamento da situação nas mãos dEle, para que Ele decida de acordo com sua perfeita justiça quem merece ou não o castigo e quando/como esse deve acontecer. Simplesmente não é da nossa conta! Nosso dever é perdoar nossos ofensores e seguir amando-os.

Esse trecho das Escrituras nos ensina muito sobre o amor. O que peço a Deus é que eu tenha capacidade pra agir conforme está escrito, o que não é fácil. Nossa tendência é sempre nos colocarmos em primeiro lugar, dando aos outros o que sobra do nosso tempo, da nossa atenção e do nosso amor. Como disse um pastor do qual gosto muito, "Para Deus é mais importante que busquemos amar do que ser amado". Isso, segundo os padrões do Senhor, nunca foi e nunca será fácil, todavia uma coisa é certa: Deus ama aqueles que amam, e isso já é motivo suficiente para amarmos.

Fiquem com Deus e uma boa semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...