"Não sei explicar, só sei que eu gosto"
por Fabiana Figueiredo
O Atleta de Ponta desta semana é mais uma revelação do basquetebol amapaense, que se destaca desde 2011, e aprende mais e amadurece a cada ano. Apesar da pouca idade, o nosso Atleta de Ponta é altão e já tem boas histórias para contar, pois também chegou a viajar bastante pelo país através do esporte que lhe proporcionou várias aquisições sobre cultura, conhecimento e técnicas de desporto.
Matheus Corrêa dos Santos Costa, 15 anos, é um adolescente saudável porque se envolve com o desporto desde criança. Nosso Atleta de Ponta praticava natação antes de partir para as quadras de basquete. "Eu gostava de praticar natação, mas comecei na Escolinha de Basquete no São José há uns três anos", afirmou. Matheus iniciou sua carreira de jogador de basquetebol em 2010, quando começou a estudar no Colégio Podium; e, por convite de colegas que já jogavam basquete entrou para a escolinha da Sociedade Esportiva e Recreativa São José, conhecida pelo bom resultado em várias competições. "Uns colegas meus já jogavam basquete, me convidaram e eu gostei muito. Não sei explicar, só sei que eu gosto".
Em quadra, Matheus se destaca e joga como Pivô; e, desde 2011, representa os times do São José e Podium.
O ano de 2011 foi especial para Matheus: foi quando começou a competir e a viajar. "O primeiro campeonato foi ano retrasado. Foram os Jogos Escolares Estadual e Nacional Sub14, que até viajamos para João Pessoa", lembra o atleta.
Matheus se recorda dos principais jogos que participou: Campeões dos Jogos Escolares Estadual Sub14 2011; Campeões dos Campeonatos Amapaenses Sub15 e Sub17, em 2011 e 2012. Como integrante da Seleção Amapaense Sub15, chegou a ser vice-campeão de um Campeonato Brasileiro.
Matheus se recorda empolgadíssimo do primeiro jogo: "Foram os Jogos Escolares Estadual Sub 14, em 2011. Foi o Podium contra o Conexão Aquarela. Ganhamos de 36 a 6", responde com um sorriso no rosto.
Seu treinador, Feliphe Lacerda, é um de seus ídolos, pois é um dos melhores atletas que o Basquetebol Amapaense já teve; em quem Matheus se inspira bastante, principalmente em fazer ganchos, técnica que nosso atleta mais gosta de aplicar nos jogos. Sobre o que fazer em 2013, ele conta que quer continuar na Seleção Amapaense Sub 15, mas também deseja participar do Campeonato Amapaense Sub 15 e Sub 17.
Time do São José sub 15 |
Nosso Atleta de Ponta relata que "não vejo tanta falta de patrocínio; temos muita ajuda no São José e na Seleção [Amapaense] também". O incentivo para continuar o esporte também vem da família, mas Matheus revela que a carreira como desportista é provisória: "Minha mãe me apoia muito, mas eu não pretendo seguir essa carreira, é mais por diversão. Pretendo fazer Medicina. Ser esportista não é minha primeira escolha. Se houver propostas tentadoras, para jogar fora do Estado, eu iria; acho que eu cresceria mais no esporte".
Concluindo, Matheus Corrêa deixa um conselho - que não deixa de ser um estímulo - para os iniciantes no basquetebol: "Espero que esses jovens tentem seguir no esporte, pois o basquete é o que mais dá oportunidades no Estado. Tentem, porque o Amapá está crescendo e o basquete só tem a crescer também".
Nenhum comentário:
Postar um comentário