sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Esportes: Amapazão/2013 e Corrida Ciclística Cidade de Macapá

FAF:
Amapazão/2013 começa a ser definido

 por Reinaldo Coelho


O meio esportivo amapaense começou a ficar agitado, pois os campeonatos estaduais de outras unidades da Federação já começaram e no Amapá ainda estamos sentados discutidos investimentos públicos no futebol profissional, para começar a ser montada as equipes que disputarão do Amapazão 2013.


Mesmo ainda com sabor da derrota da equipe do Adec, representante amapaense na Copa Brasil de Futebol Feminino, contra o clube paraense Emac pelo placar de 1 a 0, no último sábado no Gliceirão, os cartolas se reunirão com o secretário de Desporto e Lazer, Rogério Salvador, para definir o projeto de investimento do Governo Estadual no Amapazão 2013 e logo em seguida com a diretoria da Federação Amapaense de Futebol (FAF).

O presidente em exercício da FAF, Paulo Rodrigues, declarou que dez clubes já confirmaram a participação no Campeonato Amapaense de Futebol Profissional este ano. "Estarão participando as equipes do Oratório, Ypiranga Clube, São José, Santos, São Paulo, Macapá, Independente, Santana, Cristal e Trem", listou o vice-presidente.

O Mazagão Esporte Clube foi o único que se licenciou em tempo hábio, e não vai disputar o certame deste ano. O Amapá Clube está punido pala FAF, e só poderá retornar a competição se pagar uma multa de R$10 mil reais ao TJD/AP. 

Investimentos
Na reunião dos clubes com o titular da Sedel foi discutido os investimentos do Estado no futebol profissional desta temporada. Na oportunidade, o secretário Rogério Salvador adiantou que o projeto precisa ser detalhado, mas que é posição do governador Camilo Capiberibe investir no futebol profissional, como fez ano passado. 

Logo em seguida os presidentes se reuniram com a Federação Amapaense de Futebol (FAF) para entregar o anteprojeto dos valores necessários a ser solicitados ao Governo do Amapá e a Prefeitura de Macapá. Foi injeção para que os dez clubes de futebol profissional confirmassem a participação no Amapazão de 2013.

Segundo o presidente do São José, Rômulo Simões, a reunião teve por finalidade atender a uma necessidade dos clubes amapaenses que investem muito no decorrer de quatro meses do campeonato (de março a junho), e precisam dos recursos do Governo do Estado, conforme determina a Constituição Estadual. "Quando vencemos um campeonato podemos conquistar vaga para a Copa do Brasil e o vice-campeão vai para a Série D do Brasileiro", explicou Rômulo.



Ciclismo:
VII Corrida Ciclística Cidade de Macapá
A abertura do calendário de competições estaduais da Federação Amapaense de Ciclismo (FAC) começou com o sucesso dos dois primeiros eventos: A Corrida Ciclistas Antônio Assmar e a Cidade de Macapá. Ambos trouxeram grandes nomes do ciclismo nacional, pois ponteiam para o Ranking Nacional.

De acordo com Antônio Carlos, presidente da FAC, as disputas já fazem parte do Calendário Nacional de Provas Ciclísticas e atletas de outros Estados se inscrevem, por saberem do valor da participação. "Assim como na corrida Antônio Assmar, que aconteceu recentemente, contamos com atletas de ponta do cenário nacional. Muitos ciclistas se interessam pela competição, já que possibilita melhorar o posicionamento no cenário do país".

Para a realização da VII Corrida Ciclística Cidade de Macapá foi celebrado um convênio de R$ 16 mil entre a Prefeitura de Macapá e a FAC. O que possibilitou aos atletas de ranquearem, receberem medalhas e um cheque pelos primeiras colocações.

Na prova, os vencedores foram Marcos Tarabian, na categoria iniciante masculino; Marta Kohls, na categoria iniciante feminino; Luiz Claudio na Master, 40 a 49; Raimundo Adalpã, na Master 50 a 59; entre os veteranos a vitória ficou com o francês Jacky Pioger; na categoria júnior, o mais veloz foi Kaik Felipe, na Juvenil, quem levou a melhor foi Nadison Marques, e Odilene Ramos, na adulto feminino; e na categoria elite a vitória foi de Eloi Rafael.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...