sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Cultura - Conhecer terras novas é aprender novas culturas



por Lucas Abrahão


Viajar a terras ainda não visitadas é compartilhar dos conhecimentos e cultura de um povo. No mês de Janeiro, os estudantes Amapaenses Lucas Abrahão e Bruna Luany (Acadêmicos de Relações Internacionais da Unifap) estiveram no Chile para Representar o Amapá e o Brasil em uma série de palestras e reuniões. Sem dúvidas, nossos estudantes amapaenses desempenharam muito bem seus papéis.
Val Paraiso - Cidade Portuaria
Mas, como não poderíamos deixar passar, a Coluna de Cultura do Tribuna Amapaense perguntou à eles as principais dicas culturais do Chile, confira abaixo:

Informações Gerais: 
O Chile não faz fronteira com o Brasil, mas nem por isso, somos distantes deles. Brasileiros são muito melhores recebidos do que Argentinos, Peruanos e Bolivianos (Os dois últimos devido a Guerra do Pacífico que continua com as feridas abertas entre os países participantes).

Geograficamente está situado na cordilheira dos Andes e tem sua saída marítima pelo Pacífico.

Comida
Acredito que o Brasileiro estranha a comida de qualquer lugar, principalmente por acharmos que o nosso tempero é incomparável. Mas, ainda assim, vale a pena fugir dos Fast-Foods e cair na rua para comer a comida típica do local, picante e um tanto mais gordurosa que a nossa. Ficam como sugestão a Chorillana Chilena (churrasco com fritas, ovo e calabresa), além dos Pastéis de Choclo (Milho) e as Empanadas que sem dúvida são os pratos populares mais famosos. Saindo do Popular e indo para a linha gourmet, você pode encontrar os salmões, lagostas e toda a variedade de frutos do mar.

Santiago
Santiago consegue ser uma cidade urbana, mas com paisagens verdes o tempo todo, além é claro das montanhas que a cercam. É uma experiência muito nova para brasileiros estar em uma cidade que é cercada de montanhas por todos os lados. 

Creio que a marca número 1 de Santiago sejam as dezenas de praças e parques. Todos muito verdes com fontes (muitas delas presentes da Itália e Alemanha)  e o "teatro callejero", teatro de rua que toma quase todas as praças e encanta os pedestres que param por vários minutos para assistir aos espetáculos.

As sorveterias também são um point da cidade, onde indicamos "Emporio de la Rosa"  e a "Bravíssimo".

Visite também os Cerros (como se chama montes em espanhol), os mais comuns são Cerro San Cristóbal, onde também tem um parque zoológico e o Cerro Santa Lucia.

Valparaíso e Viña del Mar (Cidades Litorâneas)
São duas cidades litorâneas, Valparaíso é a cidade onde fica o porto do País e tem uma característica única: Suas casas são todas coloridas. A maioria da população vive nos morros, devido à própria geografia do local, e o governo paga a pintura das casas de diversas cores para manter a paisagem como um grande mosaico colorido.

Viña del Mar é também uma cidade praieira (apesar da água ser absurdamente fria) e muito conhecida pelo Festival de Música de Viña del Mar.

Para quem já conhece o atlântico, a sensação de conhecer o pacífico é muito boa, algo como sentir-se "bi-oceânico".

A praia mais bonita e mais famosa é a de Reñaca.
Em Viña del Mar também vale a pena visitar a Feira Mundial, um espaço que vende artesanato de diversos países.

Música e Dança
Como qualquer país globalizado, os jovens chilenos provavelmente escutam as mesmas músicas que o mundo Pop produz. Contudo, mantem-se alguns ícones da Musica Popular Chilena e também os Heróis Musicas da Ditadura, como Victor Jara que foi assassinado logo nos primeiros dias da Ditadura Militar que começou em 1973. 

A dança popular do Chile é a "Cueca", uma dança bem latina, onde as mulheres dançam com vestidos rodados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...