segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Esportes: Projetos Sociais da PM e Copa Norte no Amapá

Policia Militar abre inscrições para projetos sociais

por Reinaldo Coelho

A Policia Militar do Estado do Amapá (PM/AP) vem ampliando as vagas para a participação nos projetos sociais que são executados pela instituição, Este ano a diretoria de "Ação Social" da PM/AP abriu inscrições nesta segunda-feira, 21, para os projetos sociais administrados pela instituição que agregam Peixinhos Voadores, Cidadão Mirim, Proerd, Basquete e Campeão de Basquete.

A tenente coronel Maria Souza, diretora da entidade, disse que para este ano haverá vagas para 13 mil crianças e as inscrições acabam no dia 4 de março.

Segundo M. Souza, serão 14 núcleos para Cidadão Mirim, 4 para Peixinhos Voadores e 1 para Basquete, sendo em Macapá e Santana. A coordenação estuda a possibilidade de levar o projeto para todos os municípios do Amapá.

Para se inscrever é necessário carteira de identidade; uma foto 3x4; certidão de nascimento e será cobrada taxa de R$15,00 para custear despesas como: merenda, reforma das instalações e uniformes.

De acordo com o comando geral da PM e coordenação de projetos, desde a criação dos trabalhos sociais, em abril de 2002, milhares de jovens receberam capacitação e formação de cidadania. Alguns são policiais militares, bombeiros ou pertencem a outras forças de segurança, ou empresas privadas. Os trabalhos realizados contam com apoio do Governo do Estado e parceiros.

Peixinhos Voadores
O projeto Peixinhos Voadores, coordenado pelo professor Sebastião Mota, conseguiu em dez anos de criação do projeto incluir mais de mil crianças nos quatro polos de natação do Amapá.

Segundo Sebastião Mota, a inclusão de crianças com 7 a 17 anos no projeto permite o intercâmbio entre os alunos quando ocorrem às competições na sede da capital do estado, Macapá. "No projeto trabalhamos os processos da natação, a prática do corpo, os relacionamentos com a família em seus valores sociais e éticos para se tornarem cidadãos de bem", explica Mota.

Em Santana houve inscrições de 300 alunos, em Mazagão 200, no Igarapé da Fortaleza 200, e em Laranjal do Jari, 300 alunos. Um dos critérios para acesso ao projeto é o aluno estar regularmente matriculado.


Beach Soccer 
Copa Norte no Amapá

A Federação Amapaense de Beach Soccer divulgou para a imprensa esportiva o calendário da entidade. Segundo o presidente da federação, Carlos Alves, o primeiro evento em fevereiro será o Torneio Cidade de Macapá que ocorrerá com quatro equipes disputantes.

A entidade ainda tem uma proposta da Confederação Brasileira de Beach Soccer com a possibilidade de um amistoso da Seleção Brasileira participar de um jogo no meio do mundo, em março. Outro evento que a Federação deve organizar em Macapá é a Copa Norte de Futebol de Areia de Seleções, em julho.

O presidente formata o projeto para encaminhar junto às entidades locais e ao governo do Amapá para viabilizar os custos dos eventos. No Amapá, há quatro clubes filiados na Fabs, que são Santos, Cruzeiro, Canário e Atlético. É intenção da Fabs realizar o Campeonato Feminino Sub-20 Masculino e finalmente participar da Copa do Brasil Masculino pela primeira vez.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...