Taça Cidade de Macapá
por Reinaldo Coelho
Como já é tradição nos festejos do Aniversário de Macapá, as federações desportivas amadores realizam torneios e campeonatos denominados "Cidade de Macapá", com a finalidade de homenagear a cidade.
A Federação Amapaense de Vôlei já deu o saque inicial no dia 31/01, com sua tradicional Copa Cidade de Macapá. Porém, uma das mais concorridas e com participação de atletas de outros Estados é o Torneio de Ciclismo Cidade de Macapá, o evento comandado pela a Federação Amapaense de Ciclismo (FAC) computa pontos para o Ranking Nacional da modalidade.
A Prova Cidade de Macapá, acontece neste domingo (3), no Circuito do Curiaú. De acordo com o presidente da FAC, Antônio Carlos muitos dos competidores de outros estados que participaram da Antônio Asmar, ficaram em Macapá para a competição e ele ressalta que a expectativa é mais de 100 atletas competindo. "Essa prova faz parte do calendário nacional de eventos da Confederação Brasileira de Ciclismo e pontua para o Ranking Nacional, e como é uma prova de Estrada e de resistência que os ciclistas gostam mais de competir, mais do que de circuito".
O presidente destacou que a prova que já é tradiciona vai acontecer no mesmo circuito, a largada será na AP 70 e a chegada na Praça do Jardim I em frente a Estação da Eletronorte. Com referência a premiação o presidente esclareceu que está dependendo da Coordenadoria Municipal de Esporte e Lazer (Comel) que tem essa responsabilidade. "Com premiação ou não a prova será realizada, pois ela consta do calendário nacional e não pode ser cancelada, pois que sofrerá as sanções é a federação".
Amapá no alto do pódio
A temporada do pedal amapaense começou com pé direito, pois o resultado da 35ª Prova Antônio Asmar que homenageia o antigo diretor da TV Amapá pelos seus 38 anos de serviços prestados à comunicação, que abriu o calendário do ciclismo amapaense, colocou no alto do pódio os amapaenses Daniel Souza e Odilene Ramos . O Pará ficou em segundo lugar, e Tocantins em terceiro. Ao Ceará coube a quarta colocação, e a São Paulo, o último lugar.
Segundo Antônio Carlos, presidente da FAC, a competição, além de abrir o Campeonato Estadual de Ciclismo, foi uma prova de superação dos atletas amapaenses que venceram pelo menos em cinco posições as categorias disputadas. "A competição aconteceu na Orla do Santa Inês com a presença de mais de 270 ciclistas Federados e não Federados", descreve Antônio Carlos.
A Prova Antônio Asmar foi disputada em sete categorias. O Amapá venceu com Daniuel Souza, no Elite; na categoria Master, Jean Pereira Araguaína (TO); na categoria Master venceu Sebastião Nery, da CCPL do Amapá; na categoria veterano, Jack Rober, Força Amapá; na categoria Junior, Lucas Gabriel do Amapá; na categoria Juvenil o campeão foi Nadisson Anjos, do Amapá.
Copa Norte de Basquete
Os torcedores e dirigentes da bola ao cesto amapaense estão se mobilizando, para a participação dos clubes na Copa Norte do Brasileiro Adulto de Basquete que deverá acontecer em maio, na cidade de Belém (PA).
Três clubes amapaenses já estão classificados para disputar o campeonato, são eles: Ypiranga, Meta-Oratório e São José. Porém, é necessário que a Federação Amapaense de Basquete (FAB) garanta as vagas junto a Confederação Brasileira da modalidade.
De acordo com o presidente Agostinho Lopes, isso já está acontecendo. “Estamos mobilizados para garantir essas vagas. O Amapá sempre participou das competições nacionais, e estamos à frente do Maranhão que também deseja ir com três equipes”.
Outro problema para Agostinho Lopes resolver é com referencia a Clinica de Formação de Árbitros, pois, o Amapá possui somente sete juízes. “O basquetebol do Amapá tem apenas sete árbitros e precisa de mais 14 para ser disponibilizados nas competições estaduais em 2013”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário