sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Hemoap: Doe sangue, doe alegria na folia

por Iranilde Lobato


Além de antecipar a campanha "Doa Mulher" que ocorre toda última sexta-feira de cada mês, o Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap ) lançou a campanha de doação de Sangue para o período carnavalesco. De acordo com o que ressaltou o diretor-presidente do instituto Ivan Daniel Amanajás: "Em feriado prolongado, como é o caso do carnaval, aumenta o número de casos que há necessidade de sangue nos atendimentos de emergência as vítimas de acidentes - e a unidade está convidando a sociedade a participar dessa campanha, doando sangue",

A preocupação do Hemoap é com o período de carnaval quando há uma grande demanda nos hospitais. "A maior necessidade é de sangues do tipo raro, como O negativo, AB negativo e B negativo", afirma Patricia Araújo, enfermeira do Hemocentro.

Para doar sangue o voluntário precisar estar bem de saúde, deve evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a coleta de sangue. A ingestão de bebida alcoólica doze horas antes também não é permitida. Atualmente o Hemoap tem ativos mais de dez mil doadores, 66% deles são homens.

O ato de doar é simples e rápido. Para realizá-lo, o doador deve procurar os postos de coleta do Hemoap, apresentar um documento oficial de identidade, pesar acima dos 50 quilos, ter boa saúde, não ser portador de doenças transmissíveis, não ser hipertenso e ter idade entre 16 e 68 anos incompletos.

PR apoia campanha
Aline Gurgel depois de conquistar as urnas com expressiva votação e compondo uma bancada representativa na Câmara Municipal de Macapá com os vereadores, Edy Clay e João Henrique, o Partido da República (PR) ganha as ruas em prol de causas sociais.
A primeira delas é a campanha de doação de sangue para abastecer o estoque do Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap), principalmente no período de carnaval quando é registrado o déficit de bolsas. Para isso, o partido utilizará como lema "Em nossos braços bem mais do que só trabalho".

A iniciativa é do líder do PR no Amapá, deputado federal Vinícius Gurgel, que está mobilizando a militância para participar da vida pública. Em declaração a reportagem o deputado destacou a falta de divulgação e ampliação do numero de banco de coletas do Hemoap. "Gradativamente acredito, como essa primeira campanha de muitas que vamos realizar estaremos dando a nossa contribuição, pra aumentar o numero de doadores, não só em época festiva, como a do carnaval, quando é necessário uma demanda maior de sangue ,bem mais que em outras épocas do ano, sabemos que doar é muito mais que um ato de cidadania de paz, de ajudar um outro cidadão . E essa campanha é pra que não se perca mais nenhuma vida por causa de sangue, doar sangue é doar vida, se conseguirmos salvar uma vida a gente já está muito feliz", definiu o parlamentar federal. O vereador Eddy Clay explicou que após a movimentação das bases, cabe às demais lideranças incentivar a população. "O partido não atua só em campanhas políticas. Quando o povo elege seus representantes é para que se envolvam em tudo o que diz respeito à sociedade. É assim que o PR trabalha", reforça acrescentando que a atuação do partido na Câmara Municipal também será conjunta.
Parlamentares municipais e federais do PR, e militantes promovem
companha de doação de sangue para ajudar o estoque do Hemoap

A vereadora mais votada de Macapá e presidente do PR Mulher, Aline Gurgel, comenta que o trabalho desenvolvido ao longo de sua campanha - fruto da experiência adquirida na coordenação da militância do partido - será o mesmo durante seu mandato e dos demais vereadores do PR, "Sabemos que com cada bolsa de sangue se salva ate quatro vidas, com o intuito de incentivar mais pessoas a doarem sangue, e serem doadores frequentes, leva o PR a estar presente nas ações importante da nossa cidade. Estamos dando exemplo de cidadania. Chamando a população para esse fato tão importante que é a doação de sangue. Vamos continuar atuando no corpo a corpo com a população porque é dessa forma que podemos conhecer os anseios do povo macapaense", encerra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...