sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Segurança Publica: Estelionatário é preso

Polícia Civil indicia estelionatário que se passava por Secretário de Estado

Obdias Macedo Araújo
Na manhã do dia 14 de Fevereiro de 2013, a Polícia Civil do Estado do Amapá, por meio da Delegacia Especializada no combate aos crimes contra a Fazenda Pública – DEFAZ, concluiu o Inquérito Policial que indiciou o nacional Obdias Macedo Araújo, de 32 anos de idade, pelo crime de estelionato (art. 171 do Código Penal Brasileiro).

Obdias Macedo Araújo simulava ser o então Secretário Estadual dos Transportes Sérgio Roberto Rodrigues de la Rocque e firmava acordos fictícios com empresas do ramo de manutenção de bobinas e geradores de energia.

Com o transcorrer da negociação fictícia, Obdias Araújo informava aos contraentes que “a ordem de pagamento já estava para sair” ou que “o caminhão que carregava as bobinas teve um problema em alguma cidade do interior”, solicitando um adiantamento do percentual do serviço que seria contratado, ressalta o Delegado Leandro Leite, que presidiu as investigações.

Ex-secretário da Setrap, Sergio La'Rocqque

Após o trabalho feito em conjunto com o Núcleo de Inteligência da Polícia Civil do Estado do Amapá, foi possível identificar Obdias Araújo como o autor dessas ações e constatou que ele se passava por no mínimo três servidores da SETRAP.

“A forma com que as histórias foram inventadas demonstra o grau de especialização e aprofundamento do criminoso no assunto, inclusive levando as vítimas para conhecer as dependências da SETRAP”, pontua o Delegado Leandro Leite.      

Outros casos
Delegado Júlio César Firmino


Em Novembro do ano de 2012, Obdias Araújo foi indiciado pelo Delegado Júlio César Firmino da 2ª Delegacia de Polícia da Capital por estelionato (art. 171, CPB). Na oportunidade, oferecia às vítimas vagas de motorista em uma empresa de transporte de minérios. Os candidatos deveriam repassar a ele, a título de adiantamento, metade do valor de um curso que seria ministrado no Departamento de Mineração.

Em Outubro, fez um anúncio em uma rádio da cidade oferecendo uma oportunidade de emprego em uma empresa fictícia de nome Amazonas Transportes. Um candidato entregou-lhe R$ 550,00 para garantir o emprego e nunca mais encontrou seu contratante. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...