segunda-feira, 11 de março de 2013

Cultura: P&P comemora um ano de apresentações e Espetáculo "Recital à Brasileira"

P&P comemora um ano de apresentações

por Fabiana FIgueiredo



Ocorre neste sábado (09 de março) o 1º Aniversarau do grupo poético Pena & Pergaminho (P&P), no Centro Cultural Franco-Amapaense (CCFA), a partir das 18h. O evento faz parte da programação do 1º aniversário de encontros do grupo P&P.

A comemoração iniciou na sexta-feira (8), na Biblioteca Pública Elcy Lacerda, com Workshop Estruturas Poéticas com Rodrigo Ferreira e Tiago Quingosta, dois "pergaminosos" - apelido dado aos poetas que participam do grupo P&P -; Palestras para jovens escritores e poetas, com Antonio Fernandes, Samila Lages, Carla Nobre e Rodrigo Mergulhão; e uma Mesa Redonda - "O Papel dos Grupos Poéticos na Difusão da Cultura no Estado", com representantes dos grupos Poéticos do Amapá.

A programação segue neste sábado, no CCFA, lugar onde tradicionalmente são realizados os encontros do P&P:

18h15 - Abertura e Intervenção Poética; 18h30 - Apresentação Musical: Pássaros Cantam na Chuva; 19h00 - Intervenção Poética: Lorrana Maciel; 19h05 - Intervenção Poética: Declamação; 19h15 - Apresentação Poético-Teatral: Almando Storck; 19h30 - Intervenção Poética: Declamação; 19h45 - Dança: Endrew Silva; 19h55 - Apresentação Poético-Teatral: Kassia Modesto; 20h00 - Intervenção Poética: Declamação; 20h15 - Intervenção Poética: Tiago Correa e Rodrigo Mergulhão; 20h20 - Apresentação Musical: Desiderare.

Os Pergaminosos
O Pena & Pergaminho é um grupo de artes integradas. Surgiu em fevereiro de 2012, e realiza encontros todas as primeiras sextas-feiras de cada mês, no auditório do CCFA, a partir das 20h, aberto à comunidade. A cada encontro escolhe-se uma temática que envolve e inspira os pergaminosos nas apresentações; contando, também, com a presença e colaboração de outros artistas amapaenses e grupos poéticos, contribuindo com a difusão e fortalecimento da cultura do Amapá.

O grupo já fez intervenções poéticas em diversos eventos, como a Expofeira, Confraria Tucuju, 1ª Feira de Livros do Amapá, Proler, Dia do Poeta, Aniversário do Professor Antônio Munhoz, Sarau de Outono e Sarau de Primavera, entre outros. Informações: http://penaepergaminhoap.blog spot.com.br/



Espetáculo internacional "Recital à Brasileira" emociona amapaenses
Aconteceu no dia 6 de março a apresentação do espetáculo poético internacional "Recital à Brasileira", comandado pelas atrizes Elisa Lucinda e Geovana Pires, que interpretaram poemas de Fernando Pessoa, Manuel Bocage, Luís de Camões, entre outros poetas portugueses, assim como dos poetas brasileiros Mário Quintana, Adélia Prado, Vinícius de Moraes e da própria Elisa Lucinda; tudo em isso uma dramatização dinâmica e jovial que conquistou o público presente na noite de quarta-feira no Teatro das Bacabeiras.

O espetáculo surgiu em 2010, quando a dupla recebeu um convite da Embaixada Brasileira em Portugal, para apresentarem um espetáculo de poesia do português Fernando Pessoa, na Casa intitulada com o nome do poeta. "No ano passado, fomos convidadas para participar da abertura do Ano do Brasil em Portugal, e nos chamaram novamente para fazer o recital em alguns Estados de Portugal. O espetáculo ganhou uma cara mais brasileira com poetas portugueses. É, na verdade, uma grande miscelânea de poetas brasileiros e portugueses. Por onde nós passamos foi um sucesso", define a atriz Geovana Pires.

A apresentação dessa quarta-feira foi a estreia do "Recital à Brasileira" no Brasil, e as atrizes aproveitaram para estudar a recepção do espetáculo no país: "a recepção é diferente. Foi uma recepção muito calorosa em Portugal, mas nada como o Brasil".

O diferencial é a aproximação da poesia com o público através da atuação que as duas realizam no palco: "A poesia é dita de uma maneira coloquial, conversada, onde todos entendem o que estamos falando; é uma grande brincadeira minha e de Elisa Lucinda", conta Geovana, que foi aluna da colega de cena e sente-se orgulhosa em dividir o palco com a diva. Elisa Lucinda e Geovana Pires criaram, há 5 anos, a Companhia da Outra, grupo de declamação e poesias; dentre os espetáculos de sucesso, além do "Recital à Brasileira", elas colecionam: "Parem de falar mal da rotina", que chegou a virar livro; "A fúria da beleza", direção de Geovana Pires; "Da chegada do amor", com direção de Elisa Lucinda; "A natureza do olhar", com direção de Amir Haddad; entre outros vários shows teatrais.

Elisa é poetisa, jornalista, cantora, atriz e fundadora da Casa Poema, sede da Escola Lucinda de Poesia Viva. Geovana Pires é atriz, sócia da Casa Poema e atua como professora e coordenadora dos cursos de poesia falada.

O espetáculo "Recital à Brasileira" apresentado no dia 6 foi organizado pelo grupo que organiza a Pré-Feira de Livro do Amapá; e ele faz parte da programação dedicada ao Mês da Mulher, do Governo do Estado do Amapá, que reúne diversas instituições, promovendo oficinas, palestras e apresentações culturais, buscando dar visibilidade ao universo feminino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...