segunda-feira, 11 de março de 2013

Esportes: Macapá receberá a Tour da Bandeira das Olimpíadas 2016 e Campeonato Brasileiro de Judô

Olimpíadas 2016:
Macapá receberá a Tour da Bandeira em setembro

por Reinaldo Coelho



A movimentação nacional para a realização das Olimpíadas de 2016, já chegou ao Amapá. Os membros do Comitê Autoridade Pública Olímpica (APO) - a subchefe de assuntos federativos da Presidência da República, Carla Russi, o subchefe adjunto, Olmo Xavier, e o diretor de Segurança do Comitê, Sergio Sebastião, foram recebidos pelo prefeito Clecio Luis numa cerimônia de boas-vindas na Câmara Municipal de Macapá (CMM).

O Comitê esteve em Macapá para fechar parceria com a Prefeitura no sentido de promover atividades esportivas e educativas como parte do planejamento de participação das cidades nas Olimpíadas 2016. O Comitê está visitando todas as capitais buscando parcerias para os eventos olímpicos.

O primeiro evento será o Tour das Bandeiras, que tem o objetivo de divulgar as Olimpíadas Rio 2016 por todo o território nacional. O Tour das Bandeiras representa o pacto federativo entre todas as capitais. Segundo Carla Russi, é uma forma de envolver todo o País nas Olimpíadas, e não apenas a cidade-sede das competições.

A bandeira permanecerá por um dia na capital amapaense e será montada uma programação cultural para o evento. O Comitê esteve com uma equipe da prefeitura visitando os prováveis locais onde acontecerão as atividades da programação. "Estamos analisando um local para esta cerimônia. A Prefeitura indicou alguns pontos que estamos visitando, vamos fotografar e posteriormente decidir qual o melhor. Macapá receberá a Bandeira Olímpica em setembro", explicou Russi.

O segundo evento será o revezamento da Tocha Olímpica, no qual personalidades públicas e da área esportiva participarão da troca da chama. A tocha passará por todas as capitais do país.

O prefeito aproveitou a reunião para pleitear que Macapá seja incluída entre as capitais que servirão como Centro de Treinamento Olímpico, além de projetos para área do desporto e lazer. "Cursos, palestras, workshop, para qualificar nossos profissionais da área de esporte ajudaria a formar novos talentos no esporte brasileiro", disse Clécio Luís.



Judô - Campeonato Brasileiro Região I
O Judô amapaense está com a preparação para sediar o Campeonato Brasileiro Região I da modalidade a todo vapor. A Federação Amapaense de Judô (FAJ) começou a organizar o evento com a finalidade de buscou mais reconhecimentos junto a Confederação Brasileira de Judô (CBJ).

Segundo Antônio Viana, presidente da FAJ, a etapa Região Norte que será realizado em Macapá nos dias 06 e 07 de abril, tempo necessário para que os estados iniciem e encerrem competições estaduais. O Amapá deve contar com mais de 100 jovens inscritos para essa competição, além dos estados que compõem o regional: Amazonas, Piauí, Maranhão e Pará. 
A Federação começou a primeira etapa do VI Circuito Amapaense de Judô realizada no último final de semana na quadra de esportes do Colégio Santa Bartolomea Capitania, que também serviu para classificar 13 judocas para completar as 100 vagas de direito do Amapá no brasileiro.  

De acordo com o presidente da FAJ participaram desta etapa 283 atletas, totalizando 352 inscrições. "Além do título do circuito estavam em jogo as vagas para os campeonatos brasileiros Sub-18 (18 e 19 de maio - Salvador-BA) e Sub-21 (25 e 26 de maio - Fortaleza-CE) e 13 vagas para completar a equipe de 100 atletas para o Campeonato Brasileiro Região I", explicou o presidente.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...