sexta-feira, 29 de março de 2013





Português “miguxo”

Meus leitores provavelmente conhecem a história evolutiva do "você". Se não, um breve resumo: tudo começou com o pronome de tratamento "vossa mercê", que, com o tempo e o poder da economia linguística, reduziu-se a "vosmecê", e este para o nosso conhecido "você", cuja trajetória já aponta para outro uso, bem mais informal e equivalente à pessoalidade do “tu”, o "cê". A menos que nosso criativo povo encontre uma nova forma de fazer palavras sem sílaba, acho que as mudanças acabam aí. Mas... Espere! Parece que isso já até conseguimos (pelo menos na escrita), afinal, nosso "vc" está aí para provar que o brasileiro já não precisa de vogais.
Uso a história do "você" para introduzir o assunto da matéria dessa semana. Estava procurando uma pauta interessante, há alguns dias, quando alguém me sugeriu: "Por que não falas sobre o 'miguxês'?". Essa mesma fonte me disse que lera recentemente sobre o assunto em um livro da escola e que achou bastante interessante. Interessei-me também, sobretudo porque pensava que a praga do tal "miguxês" já havia sido remediada e esquecida pelos antigos usuários e também pelos livros didáticos. Entretanto, ao que parece, o assunto ainda dá pano pra manga, e o risco linguístico permanece.

Para quem não sabe, o "miguxês" é um forma de comunicação, quase uma espécie de dialeto cibernético, que nasceu no berço da linguagem telegráfica característica da internet. Além das clássicas abreviações (como o "para" tornando-se "p/" ou simplesmente "p", e o nosso já citado "você" tornando-se "vc"), o miguxês apresenta formas muito criativas e bastante afetadas, eu diria, para recriar palavras... 
O próprio termo, "miguxês", vem de "miguxa" ou "miguxo", uma forma carinhosa que alguns internautas encontravam para se referir a seus amigos. Sobretudo usado por garotas à época de sua invenção (que culminou com o ápice do uso de salas de bate-papo e programas como o MSN), e hoje bastante hostilizado pelos internautas que amadureceram seus hábitos linguísticos, o miguxês também era capaz de transformar todas as palavras numa confusão quase indecifrável de letras maiúsculas e minúsculas, fazendo brotar "x" em todos os contextos possíveis. "Nós nos amamos", por exemplo, em miguxês seria dito "nOiX nUx AmAmUxXx". Profundo, não?
Só mais um fenômeno cibernético interessante de se observar. E não havia problema nenhum no uso desse dialeto por determinadas tribos da internet... Até os jovens esquecerem os limites do virtual e tornarem a comunicação aqui no mundo real bem mais complicada. Quando sistemas tão fechados e alternativos passam a não mais se restringem ao universo dos computadores e ao contexto informal dos bate-papos, os usuários podem arranjar muitos problemas para sua própria formação educacional e apresentação social aqui no mundo real e burocrático do dia a dia. Chega-se a um ponto em que já não conseguimos discernir a forma certa de nos portar ao escrever qualquer coisa. 
Para onde caminha a nossa língua escrita? Penso que não podemos esquecer os limites de cada contexto. O clássico exemplo: ninguém vai de terno à praia. É preciso se adequar. Não que seja necessária uma gramática irrepreensível – do ponto de vista normativo – quando se está conversando com os amigos em uma rede social ou bate-papo. Mas não se pode também usar-se do português “miguxo” indistintamente. E o pior é que, nos dias de hoje, tão impregnados pelos hábitos cibernéticos, todos nós cometemos deslizes mais frequentemente do que deveríamos. É preciso estar atento.
Se, ao final dos esforços para conter esse dadaísmo nocivo da linguagem – ou como resultante de nenhum esforço ou acuro reais –, persistimos nessa língua escrita atrofiada, será que as regras dobrarão seus joelhos ante a pressão dos usos informais cibernéticos e da tal economia linguística? Bom, não sei se seríamos capazes de absorver tão facilmente ou pacificamente essas formas novas de comunicação em todos os contextos. Contudo, de uma coisa tenho certeza: se o miguxês nos contaminar de vez, mudo-me na hora para Portugal ou para a Galiza!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...