sexta-feira, 29 de março de 2013



SANTARÉM: A SEGUNDA MAIOR ECONOMIA DO PARÁ
Jamille Nascimento
Da redação
Santarém é um município localizado no oeste do estado do Pará, o segundo mais importante e o principal centro financeiro e econômico do oeste do estado. Localizada a cerca de 800 km das metrópoles do amazonas (Manaus e Belém) Santarém ficou conhecido como “Pérola do tapajós”.
Em 2012 o município foi considerado pelo IBGE Instituto Brasileiro de Geografia e estatística o terceiro município mais populoso do estado do Pará, com uma população de mais de 299 419 habitantes perdendo apenas para as duas cidades conurbadas de Belém e Ananindeua.
Por causa das águas cristalinas do rio Tapajós que conta com mais de 100 km de praia que mais se parecem com o mar, como é o caso de Ater do chão, mais conhecido como “Caribe Brasileiro”  É escolhida pelo jornal inglês The Guardian como uma das praias mais bonitas do Brasil e a praia de água doce mais bonita do mundo, lá é o palco das maiores manifestação folclóricas da região o Sairé, festa que atrai turista do mundo todo.   
Atualmente a economia de Santarém está baseada nos setores de comércio e serviço além de uma forte contribuição do ecoturismo e nas indústrias de beneficiamentos (madeiras, movelariasolarias, agroindústria, beneficiamento de peixe  para exportação ) e no setor agropecuário que segundo o IDESP na sua pesquisa sobre produto interno bruto dos municípios Santarém destacou-se como maior produtor de arroz e soja do estado do Pará.
 Infra-estrutura
A cidade conta com um porto capaz de abrigar navios de grande porte como transatlântico tem aeroporto com linhas pra todo Brasil e pro mundo além de ligação com a transamazônica através da rodovia Santarém-Cuiabá, o que contribui para o desenvolvimento do comércio local. O governo do Pará tem investido na modernização da cidade, que já conta com comunicação por fibra óptica. Santarém foi incluída no Plano das Cidades Históricas do Brasil pelo Ministério da Cultura e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...