sexta-feira, 26 de abril de 2013

Cuidado com o comportamento reativo
                            Amado leitor, nesta semana quero deixar para sua reflexão um pequeno texto do meu amado avô, Rev. Salomão Azulay. Que possamos aprender que, com a ajuda Deus, podemos tratar nosso próximo com amor, mesmo diante das situações mais conflituosas e provocativas, pois o mundo precisa de pessoas que disseminem a paz em meio ao caos de tanta agressividade, ainda que isso implique sofrer o dano da ofensa e da humilhação.
Desejo a você uma semana cheia de amor e paz, na esperança de que as palavras a seguir sejam edificantes à sua alma. 
"O nosso Mestre Jesus (Yeshua) ensinou que devemos praticar o AMOR se é que queremos crescer no relacionamento com o Próximo e com Deus (Yahweh). O AMOR exclui a ira, a raiva incontida, a qual deve ser controlada pelo Domínio Próprio, fruto do Espírito Santo que habita nos discípulos de Jesus. 
O comportamento reativo se baseia numa lógica própria da natureza humana pecaminosa: Se alguém lhe xingar, xingue de volta; se alguém lhe bater, bata-lhe de volta. Se você reage assim quando é agredido, pode até se sentir bem no momento. Mas, posteriormente, terá que lidar com as consequências negativas de sua ação reativa, causando um efeito mórbido em sua alma. Foi por isso que Jesus recomendou aos seus seguidores: "Se alguém te ofender com um tapa na face direita, oferece-lhe também a esquerda." (Mateus 5:39). 

Um exemplo internacional de comportamento reativo aconteceu na Copa do Mundo de 2006: Um jogador francês, Zinedine Zidane, de grande habilidade, de técnica apurada, um tipo de jogador de futebol de qualidades excepcionais, na prorrogação daquele que era o último jogo da sua carreira, não se controlou ante insultos verbais e cedeu ao comportamento reativo e, como animal selvagem, agrediu com uma cabeçada um colega de profissão. Esse gesto reativo, desprovido de Amor e Luz, comandado pelo impulso da raiva fez com que sua carreira se encerrasse com a marca da violência. Essa marca será sempre lembrada ao citar o seu nome. 
É possível reagir amorosamente diante de uma agressão? Sim, é possível! E essa possibilidade ocorre somente quando os seguidores de Jesus estejam praticando o "orai sem cessar", numa comunhão permanente e contínua com Jesus, a Luz do mundo. Só Ele pode nos iluminar diante de um percalço da vida terrena, nos deixando ver e enxergar diante de um estímulo a reação positiva que nos vai fazer bem emocionalmente e colocar diante do nosso próximo um testemunho de amor paciente." 
 "Não retribuam a ninguém mal por mal. Procurem fazer o que é correto aos olhos de todos. Façam todo o possível para viver em paz com todos. Amados, nunca procurem vingar-se, mas deixem com Deus a ira, pois está escrito: "Minha é a vingança; eu retribuirei", diz o Senhor. Ao contrário: "Se o seu inimigo tiver fome, dê-lhe de comer; se tiver sede, dê-lhe de beber. Fazendo isso, você amontoará brasas vivas sobre a cabeça dele. Não se deixem vencer pelo mal, mas vençam o mal com o bem." (Rm 12:17-21)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...