ESPORTE
TÊNIS SOBRE RODAS
Cadeirantes
amapaenses recuperam sua autoestima com projeto social
Thais Pucci
Da Reportagem
Há cerca de dois anos, pessoas com deficiência física no estado no Amapá ganharam a oportunidade de praticar um esporte de forma gratuita e bem orientada. O projeto Tênis Sobre Rodas, oferecido pelo Governo do Amapá, por meio da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), visa a inclusão social e melhora na qualidade de vida dos deficientes físicos, principalmente cadeirantes, através da prática do tênis de quadra.
O aumento da autoestima, a oferta de uma opção de lazer e vivencias lúdicas de forma descontraída para pessoas com necessidades especiais, estão entre as principais metas do projeto. Não há nenhum tipo de pressão competitiva, o que permite que cada indivíduo desenvolva de forma prazerosa suas potencialidades e consequentemente contribua para a manutenção da saúde física e mental.
“O objetivo é dar a oportunidade para a inserção, o desenvolvimento e o aprimoramento de jovens com necessidades especiais e com talentos esportivos. Há também a finalidade de aumentar e dar qualidade à base esportiva estadual, para um melhor desempenho no tênis de quadra em cadeira de rodas” contou um dos principais tenistas do Amapá, o professor de educação física Rui Souza. O mestre em ciências da educação, já trabalha com o desenvolvimento do tênis amapaense há cerca de 14 anos e leciona de forma voluntária no projeto Tênis sobre rodas.
As aulas realizadas na quadra de tênis do Centro Didático Rosa Ataíde têm duração de 4 horas semanais. Segunda e quarta-feira, das 8 às 10 horas da manhã, 14 alunos da capital amapaense praticam a atividade física. O trabalho conta ainda com a parceria da Associação dos Deficientes Físicos do Amapá (ADEFAP) que disponibiliza as cadeiras esportivas adaptadas para a prática do esporte.
São poucas as diferenças técnicas e de regras do tênis adaptado para o tênis convencional, e os dois esportes podem ser praticados na mesma quadra, pois a mesma não necessita de nenhuma alteração. “Hoje são poucas as quadras de tênis no estado, mas com o desenvolvimento do esporte, acredito que este número deve crescer a médio e longo prazo” comentou o tenista e professor, Rui.
O projeto é pioneiro nas regiões Norte e Nordeste, que não possuem a prática do tênis de quadra em cadeira de rodas. Em 2012, o Amapá foi o primeiro estados destas regiões com representantes na Copa Guga Kuerten, competição de grande porte do tênis brasileiro. Os paratletas cadeirantes João Bosco e Luís Silva jogaram com raça para defender o estado Amapaense.
O Tênis sobre Rodas ainda possui vagas disponíveis para os interessados em aprender e praticar o esporte. Atualmente, o treinamento vai além da simples prática esportiva, e tem um enfoque também em uma competição que está por vir, a 1ª etapa do Circuito Amapaense de Tênis de Quadra, que acontecerá entre 15 e 30 de abril.
Apesar de existir a algum tempo, o projeto ainda precisa de parceiros e incentivadores. “Estamos tentando parcerias financeiras e que possam nos auxiliar com os materiais para que o Tênis Sobre Rodas possa caminhar com mais de tranquilidade e segurança. Estamos abertos a propostas de patrocínio e qualquer ajuda é bem vinda” conclui Rui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário