sexta-feira, 26 de abril de 2013

 Tyson Viana - maratonista


Ainda criança, Tyson já  se interessava pela  prática esportiva. Como todo garoto, iniciou pelas peladas de futebol nas várzeas, em São Luiz (MA). Filhos de pai maranhense e mãe amapaense, porém criada no Maranhão, tinha familiares em Macapá e aqui veio aos quinze anos para visitar e conhecê-los, e assim, se encantou pelas terras Tucuju. Resolveram então fixar residência na capital amapaense. "Meus pais descobriram que o Amapá oferecia mais condições de estudos aos seus filhos, pois tinha muitos cursos e poderíamos conseguir bons empregos aqui, e então fixamos residência nessa maravilhosa cidade".

Ao mudar-se para Macapá, começou  a estudar na  E.E Antônio Messias e descobriu através de uma professora de Educação Física, o Atletismo. "Eu estava no segundo ano do Ensino Médio quando uma professora de educação física da minha escola passou de classe em classe nos chamando para participar de uma seletiva para os Jogos Escolares, que levariam os classificados a disputar em Cuiabá (MT) a etapa nacional, e o Atletismo era uma das modalidades esportivas. Eu logo me inscrevi e fui o último na prova dos 100 metros, porém, um professor percebeu que eu tinha capacidade de fazer melhor. O que me atrapalhava era meu sapato e o condicionamento físico que eram impróprios", conta ele. 
Esse professor deu outra chance a Tyson e o levou para treinar na Faculdade FAMA, a única a possuir uma pista de Atletismo no Amapá. "Lá disputei com mais de dez atletas e fiquei em segundo lugar. A partir dai recebi um convite da equipe Porta do Sol e passei a integrá-la. Hoje meu técnico é o João dos Santos".

Disputas

O fundista já participou de diversas maratonas, uma deles foi a I Mini Maratona  Neuzona onde conseguiu o primeiro lugar; Campeonato de Atletismo Caixa de Menores em Macapá, onde conseguiu o primeiro lugar e conquistou a vaga para ir para São Paulo para representar o Estado. No último fim de semana Tyson competiu pelo Campeonato milha de Rua, na orla do Santa Inês , pela categoria juvenil e levou o ouro da competição e na geral o 3º lugar. " Prometi que conseguiria medalhar, fui o primeiro na minha categoria e o 3º na Geral, os dois primeiros são feras, porem chego lá". 

Outra reclamação do atleta é falta de lugar para os treinamentos, que são realizados no estacionamento do Estádio Zerão. "Está sendo construída uma pista ai dentro do Zerão, o borrachamento já está em Macapá, ela será nosso empurrão para os treinamentos. Se for logo entregue, eu garanto que o Amapá estará entre os dez melhores do atletismo já neste ano", declara otimista.

Ele vai mais além. "E eu garanto que temos grandes atletas de ponta e de alta competividade, não só no atletismo, mas em outras moralidades. Tenho certeza que se houvesse um direcionamento para ajudar, teríamos não um, mas muitos amapaenses a caminho das Olimpíadas de 2016. E ainda dá tempo desta situação ser revertida. É o poder publico e a iniciativa privada meterem a mão no bolso e nos ajudar. O Amapá tem muito esportista de alta competividade. Vejam só o Mesatenismo amapaense, está lá no alto e já  é considerado o melhor do Norte, eles tem centro de treinamento que é respeitado como o melhor da América Latina. Estão recebendo técnicos internacionais de alta competividade e são mantidos pela iniciativa privada e nós precisamos disso e com certeza daremos muitas alegrias para o Amapá", desabafa Tyson.

Tayson narra o que o descaso e falta de investimento leva os jovens atletas promissores a se perder. "Temos um atleta de ponta que viajou o Brasil inteiro e trouxe muitas medalhas para o estado. Com 17 anos ele parou de competir e se envolveu com drogas, já esteve preso por delitos e agora é alcoólatra. Tentamos trazê-lo de volta, porém a droga está fazendo perdemos esse grande atleta, infelizmente".

Um comentário:

  1. Obrigado ao Tribuna amapaense por ter me dado a chance de expressar minha opinião e mostrar aos governantes que estamos ae (Firme e Forte) Numca vou parar por um político comrupto ou um empresário que não nós ajuda, continuarei pois o amapá é mas doque essas pessoas.

    ResponderExcluir

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...