quinta-feira, 30 de maio de 2013

Chá

Quente ou gelada, a bebida tem poderes terapêuticos

Thais PucciJornalista 


Consumido em todo o mundo de formas diferentes, o chá é uma bebida preparada com folhas, frutas, flores, ervas e até raízes, que são colocadas em infusão em água quente, até que transmitam para a água o sabor, aroma e até a coloração. Os chás ainda adquirem características de acordo com o processamento utilizado, como fermentação de ingredientes, oxidação e adição de especiarias. A bebida é muito consumida no Brasil na forma gelada, devido ao calor da região.
As vantagens do consumo de chás são enormes: elas têm poderes diuréticos, o que ajuda nos momentos de inchaço e retençao de líquidos, como durante o período pré-menstrual, ou quando do excesso de consumo de sal. Contém propriedades antioxidantes, e cada ingrediente utilizado na preparaçao da bebida adiciona propriedades ao chá, com a prevenção da diabetes, redução dos efeitos da TPM, poderes calmantes, energizantes e até emagrecedores.

Segundo uma pesquisa realizada em 2010 pela Universidade de Utrecht, na Holanda, o consumo da bebida pode previnir o coração contra problemas cardíacos. Mas os benefícios não param por aí, estudos divulgados nos últimos anos em publicações respeitadas no âmbito da medicina internacional, como o American Journal of Clinical Nutrition e o Archives of Internal Medicine, revelaram que as pessoas que consomem chás têm menos chances de desenvolver câncer no cérebro, e seu consumo auxilia na prevenção contra o diabete tipo 2. Os pesquisadores realizaram quase 20 estudos e de acordo com a análise dos resultados, as pessoas que tomaram de três a quatro xícaras de chá reduziram suas chances de desenvolver o quadro mais comum da doença.

A maioria dos chás é vendida em supermercados na forma de saquinhos, onde os ingredientes estão na forma de pó e essência condensada de chá. O objetivo da elaboração dessas misturas é a obtenção de um sabor estável ao longo dos anos e o melhor preço. Porém, é preciso ficar atento quanto ao preparo do chá para que ele produza o efeito desejado, e a melhor maneira de aproveitar suas propriedades é fazê-lo com a própria erva. As versões em saquinho, de lata ou em garrafa possuem baixo teor de fitoquímicos, e muitos conservantes, além de aditivos e processamentos diferentes das variedades "puras".
A ingestão de chá, principalmente o verde, estimula a perda de calorias e a oxidação de gordura, auxiliando na perda de peso. Apesar da falta de provas científicas sobre esses efeitos, é comprovado que seu consumo acelera o metabolismo basal e diminui a deposição das gorduras no organismo, além de facilitar a disgestão e reduzir o apetite.  O chá verde é rico em polifenóis, responsáveis por queimar a gordura corporal, e promove a desintoxicação do corpo, estimulando o funcionamento do fígado.


Tipos mais comuns de chá:

Camomila

A camomila alivia dores de cabeça, tem efeito calmante, e é uma das aliadas naturais contra a TPM. Ela e o chá de maracujá são indicados para aliviar crises nervosas e sintomas de ansiedade. Além disso, se utilizado em compressas por dez minutos, o de chá frio de camomila combate as olheiras.


Alecrim

Ele tem propriedades que combatem a anemia, gripe ou dores por contusões, e tem propriedades antioxidantes, quando usado em poucas quantidades.

Chá preto
É um tipo de bebida corriqueira no mundo ocidental. Feito a partir da erva Camellia Sinensis, originária do chá verde, a diferença entre eles é que o chá preto passa por um processo de torrefação e assim, ganha um sabor diferente, e pode ser usado como anti-inflamatório, ajuda em processos intestinais e tem propriedades adstringentes.

Chá verde

A bebida ganhou força pelas propriedades terapêuticas, antioxidantes (capazes de retardar o aparecimento de rugas), aumenta as defesas da pele contra os raios UVB (responsáveis pela vermelhidão da pele e queimaduras), previne inflamações, protege o cérebro de Alzheimer e ainda possui efeitos emagrecedores.

Erva-cidreira

Pode ser utilizada como remédio caseiro para mais de 20 tipos de mal-estar, como ansiedade, cólica, febre, flatulências, gripe, insônia e até náuseas. Como tem propriedades calmantes, é indicada para acalmar os ânimos.

Boldo
Derivado da planta originária do Chile, o chá de boldo é conhecido por melhorar problemas de estômago, como cólicas, gases, azia, efeitos da bebida alcoólica e gastrite, além de estimular o processo digestivo. Mas atenção, pois o excesso do consumo pode levar às irritações no estômago.

Curiosidades

O chá de jasmim é espalhado conjuntamente com flores de jasmim durante a oxidação, e ocasionalmente são deixadas algumas flores no chá como decoração.

A rosa e outras flores perfumadas, são usadas como aromatizantes do chá na China.

O chá Earl Grey é geralmente uma mistura de chás pretos, com adição de essência de bergamota (fruto da família dos cítricos originário de Itália).

Chás com especiarias, como o indiano massala chai, sào aromatizados com gengibre, cardamomo, canela, pimenta preta, cravo-da india, e por vezes a noz-moscada. Eles são comuns no sul da Ásia e no Médio Oriente.

O chá Touareg nada mais é, que chá verde forte com hortelã, preparado nos países do norte de África e Médio Oriente.

O Jagertee é um tipo de chá com adição de rum.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...